Comitiva da Secretaria de Educação visita sete escolas da rede estadual visando melhorias de infraestrutura

Visita Comitiva Seduc. Foto: Euzivaldo Queiroz -Seduc

Nesta terça-feira (08/08), com o objetivo de atender às demandas pedagógicas e de infraestrutura das escolas da rede estadual, uma equipe multissetorial da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar esteve presente em sete unidades de ensino da rede. Com a presença da secretária de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, a comitiva também contou com representantes dos Departamentos de Infraestrutura (Deinfra) e Logística (Delog) da Secretaria de Educação, além de coordenadores distritais e gestores.

As visitas, que alcançaram unidades representativas de todas as modalidades de ensino ofertadas pela Secretaria de Educação, começaram na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Nossa Senhora das Graças. A unidade de ensino, localizada na zona centro-sul da capital, atende o Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano) e tem mais de 330 alunos matriculados.

Na sequência, a comitiva esteve no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Jacira Caboclo. A unidade é uma entre três na capital que funcionam integralmente com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. O segundo semestre letivo da EJA começou nesta segunda-feira (07/08), e a secretária Kuka Chaves conversou com os alunos presentes.

“É uma felicidade vê-los iniciando mais um semestre letivo nessa modalidade de ensino que muda a vida de muita gente. A posição do Governo do Estado perante a educação é essa: criar oportunidades para novos caminhos, para o futuro. Eu espero que vocês tenham muito sucesso na nova etapa dessa jornada que vocês já começaram”, falou para os estudantes do Ceja Jacira Caboclo.

Educação Especial

Na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, uma das quatro unidades de ensino da rede pública que oferecem exclusivamente a modalidade da Educação Especial aos alunos com deficiência, os tópicos foram as ações realizadas na escola. A instituição, que oferece o ensino bilíngue por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), está em nova sede, localizada na avenida Constantino Nery, Centro.

“Estamos mantendo nossa rotina de visitas às escolas, pensando nas manutenções das unidades. Tudo relacionado à infraestrutura, como ar-condicionados, pinturas. Identificamos em nossas visitas as demandas e damos prosseguimento para resolução”, destacou o diretor do Deinfra, Anderson Viana.

Atualmente, a escola atende a 70 alunos do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

Outras unidades

A comitiva também esteve presente nas Escolas Estaduais (EE) Senador Manuel Severiano Nunes e Francelina de Assis Dantas, ambas localizadas no bairro da Alvorada, zona centro-oeste de Manaus; além do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e a EE Professor Antenor Sarmento Pessoa, ambas no Centro da capital. A última está recebendo uma reforma completa em toda sua parte estrutural.

“Queremos entender as necessidades de cada modalidade de ensino, de cada gestor, dos profissionais que atuam nessas escolas e também dos nossos alunos. Já estamos fazendo um planejamento para ampliar cada vez mais as escolas de tempo integral nas áreas de alta necessidade, é um pedido do governador Wilson Lima”, ressaltou a secretária Kuka Chaves.

A visita, de acordo com o gestor da EE Francelina de Assis Dantas, Thyago Marques, estreita a comunicação entre aqueles que estão na ponta e na gestão.

“Nós trabalhamos muito para oferecer um ensino de qualidade para os alunos, mas sabemos que melhorias são sempre possíveis e bem-vindas. A chegada da equipe da Secretaria de Educação possibilita essa conversa direta, de apontamentos e resoluções”, finalizou o gestor.

No total, somando todas as sete instituições de ensino visitadas, mais de 3,7 mil alunos serão beneficiados com as tratativas definidas durante os encontros.