Início Manaus Complexo Boothline abre com feira de produtos regionais em Manaus

Complexo Boothline abre com feira de produtos regionais em Manaus

O histórico complexo Boothline, em processo de restauração para se tornar o “Mercado de Origem de Manaus”, abrirá suas portas na próxima segunda-feira (28/10) para a comercialização de produtos regionais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Doimo e a Prefeitura de Manaus, firmada em 2021, que visa resgatar o patrimônio cultural e fomentar o comércio local.

O projeto prevê a restauração do maior mercado do tipo no Brasil, ocupando 30 mil metros quadrados. A obra tem o apoio e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e acompanhamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). As ações iniciais incluem limpeza das fachadas e porões, instalação de coberturas e avaliação estrutural.

A feira vai funcionar diariamente das 8h às 17h, reunindo cerca de 800 permissionários que venderão frutas, artesanato, produtos extrativistas e itens da agricultura familiar. Com estacionamento para 120 veículos em frente e 600 vagas no entorno, o mercado promete ser um polo de integração cultural e econômica na capital amazonense.

Segundo Elias Tergilene, proprietário do imóvel e coordenador do projeto, o restauro representa um investimento de R$ 150 milhões e será concluído em etapas.

 “Será o maior Mercado de Origens do país, preservando a história e oferecendo oportunidades para produtores locais”, destacou.

A abertura do mercado é vista como um marco para a revitalização do centro histórico de Manaus.

Para Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb, a iniciativa reflete o compromisso da atual gestão com a recuperação do centro de Manaus.

“É um presente para a cidade que comemora 355 anos, e mais um passo na valorização do nosso patrimônio histórico e cultural”, concluiu.

Sair da versão mobile