Início Manaus Complexo Viário Rei Pelé tem entrega prevista para maio, suas obras já...

Complexo Viário Rei Pelé tem entrega prevista para maio, suas obras já alcançaram 70% afirma Renato Junior

Complexo Viário Rei Pelé. Foto: Paula Pessoa

O complexo viário Rei Pelé, localizado na antiga bola do Produtor, na zona Leste de Manaus, atingiu 70% de execução na construção de sua trincheira, conforme anunciou o prefeito em exercício e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior. A previsão é que a obra seja entregue na primeira quinzena de maio de 2025.

Durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), Renato Junior destacou o progresso do projeto e anunciou a construção de um novo viaduto na cidade.

Foto: Paula Pessoa

“Apesar das chuvas, a determinação do prefeito David Almeida é concluir esta obra em maio. O viaduto é uma obra de grande relevância para Manaus, beneficiando diretamente as zonas Norte e Leste”, afirmou o prefeito em exercício. Ele também revelou que a ordem de serviço para o Viaduto Passarão, na avenida Coronel Teixeira com a avenida Brasil, será emitida ainda neste trimestre.

O projeto inclui uma trincheira que conecta a avenida Autaz Mirim às avenidas Itaúba e Camapuã. Os trabalhos de escavação e perfuração dos tirantes foram concluídos, seguidos pela concretagem e pela aplicação de concreto projetado com tela de proteção. No momento, a concretagem e armação da laje inferior, por onde passarão os veículos, estão em andamento na avenida Autaz Mirim.

Complexo Viário Rei Pelé. Foto: Paula Pessoa

A etapa de drenagem profunda já foi finalizada, utilizando um furo direcional. A alça viária, que conecta a avenida Autaz Mirim à avenida Camapuã, sentido Cidade Nova, foi concluída em apenas oito meses e está em funcionamento.

Esse é o terceiro viaduto que será entregue pela prefeitura em tempo recorde. O viaduto Prefeito José Fernandes, na avenida Governador José Lindoso, foi finalizado seis meses antes do previsto, enquanto o complexo viário Márcio Souza, na rua Rio Preto, zona Centro-Sul, foi concluído em sete meses.

Complexo Viário Rei Pelé. Foto: Paula Pessoa

A estrutura do complexo viário Rei Pelé conta com seis blocos de estaqueamento, que servem de pilares, e dois blocos de aproximação nas extremidades do elevado. As vigas transversinas e protendidas sustentam o tabuleiro do complexo, garantindo a estabilidade da construção. A concretagem dos guarda-corpos, pavimentação, sinalização horizontal e iluminação já foram executadas na alça viária superior.

A Prefeitura de Manaus continua investindo na mobilidade urbana com frentes de trabalho simultâneas. As obras ocorrem de segunda a sábado, com equipes operando das 7h às 21h, utilizando cerca de 20 equipamentos modernos e mobilizando mais de 100 trabalhadores.

Sair da versão mobile