Comunidade Indígena Nova Vida tem programação com da Semana do Bebê Manauara

Foto: Henrique Souza

A comunidade indígena Nova Vida, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital, recebeu nesta sexta-feira, 19/8, a Semana do Bebê Manauara, evento criado pela Prefeitura de Manaus, como parte da Campanha Agosto Dourado, que tem o objetivo de mobilizar a população sobre a importância do aleitamento materno.

A programação na Comunidade Nova Vida foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contemplou palestras e rodas de conversa com os moradores enfocando a amamentação, a nutrição para gestantes e crianças e a saúde bucal.

A chefe do Distrito de Saúde Norte, Paola Oliveira, explicou que desde os primeiros dias do mês de agosto, a Semsa vem fortalecendo a mensagem da importância da amamentação com uma extensa programação que inclui palestras, rodas de conversa, trabalhos de sensibilização em locais públicos e webconferências com instituições envolvidas na proteção dos direitos das crianças e das mulheres.

“É muito importante esse trabalho na comunidade para que todos se envolvam no estímulo ao aleitamento materno, que é uma forte barreira para a mortalidade infantil. Hoje, nós ampliamos a abordagem falando sobre nutrição infantil e saúde bucal. A receptividade da comunidade Nova Vida foi muito positiva e ficamos felizes com isso. E amanhã estaremos aqui para estimular ações de vacinação das crianças e já iniciamos hoje o trabalho de sensibilização para que os pequenos sejam protegidos com as vacinas”, acentuou Paola Oliveira.

A diretora da Clínica da Família Carlson Gracie, Nayara Almeida, destacou que o evento foi importante, porque permitiu uma abordagem simples e direta sobre o quanto amamentar uma criança é importante para protegê-la de uma série de doenças, além de ser uma forte aliada no combate à desnutrição.

“É sempre bom poder ter esse contato direto com a comunidade para reforçar a importância do leite materno para evitar que as crianças tenham uma série de doenças que podem prejudicar seu desenvolvimento”, assinalou.

A comunidade Nova Vida, que concentra 17 etnias, dentre as quais estão os grupos Tukano, Tikuna e Arara. As ações de saúde da Semsa são realizadas com o apoio das lideranças da comunidade. Para o cacique Raimundo Ferreira, a iniciativa foi importante, porque mostrou que o leite materno é um alimento completo para a criança.

“Estamos muito felizes com essa parceria, porque precisamos proteger nossas crianças e o leite materno é uma importante maneira de garantir a saúde delas”, concluiu.