Conferência internacional debate políticas públicas e ciência de dados no Amazonas

Conferência internacional apoiada pelo Governo do Estado debate políticas públicas e ciência de dados no Amazonas. Foto: Érico Xavier

Iniciou, nesta segunda-feira (19/06), a primeira Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. O evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), visa debater políticas sociais e econômicas, ambientais e territoriais que marcam o contexto atual, além de promover o intercâmbio entre Amazonas e Portugal (Região Centro).

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, na abertura da Conferência, e ressaltou que quando se fala de políticas públicas é preciso ter investimento financeiro, gestão, avaliação permanente e sensibilidade para ouvir as demandas ao destacar que, desde 2019, o Governo do Estado investiu quase R$ 500 milhões para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), reposicionando como área estratégica, prioritária e estruturante para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas.

Ela observou, ainda, que a parceria entre as instituições fortalece o ecossistema e torna-se mais importante quando extrapola o âmbito regional, nacional e chega até o âmbito internacional com um país como Portugal.

“Isso fortalece a internacionalização e não se torna importante apenas para o Governo do Estado, mas para as universidades, institutos, para as Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), para os estudantes e para os programas de pós-graduação”, disse.

Ao destacar sobre os 78 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) fomentados pela Fapeam no estado, Márcia Perales, enfatizou que, nos últimos três anos, o Amazonas é o primeiro lugar no ranking nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), como o estado que mais apoia com bolsas estudantes de mestrados e doutorado.

“Significa que o processo de popularização da ciência está em curso, que a área de CT&I está mais próxima da comunidade, dando oportunidade”, acrescentando que a Fapeam lançou 89 programas nos últimos quatro anos, sendo 26 inéditos. “Pela primeira vez tivemos o Programa PQ Fapeam de CT&I para apoiar pesquisadores que são excelentes no Amazonas, como já temos realizado esse reconhecimento por meio do Prêmio Fapeam”, completou.

Márcia Perales finalizou a participação dela na conferência destacando que o Programa Ciência na Escola (PCE) alcançou, no ano passado, mais de 4 mil professores da educação básica, com projetos voltados para áreas do conhecimento e, com isso, abriu portas e mudou perspectivas de jovens estudantes. “O PCE alcançava em torno de 500 submissões de projetos por ano e, em 2023, foram 2.213 propostas submetidas”, comemorou a diretora-presidente.

Reconhecimento

Na ocasião, Márcia Perales recebeu das mãos do pesquisador da Ufam e um dos organizadores do evento, Hidelbrando Ferreira Rodrigues, a placa de homenagem dedicada ao governador Wilson Lima pelo empenho na realização da conferência pioneira no estado, e agraciamento pelo poder transformador da educação e da ciência no Amazonas.

A conferência também contou com a presença do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Mário Puga Ferreira, do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, António Humberto de Matos Figueiredo, entre outros gestores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa.

O encontro segue até o dia 21 de junho na capital amazonense para debater com acadêmicos, investigadores, lideranças empresariais e políticas do Amazonas e Portugal a troca de experiências e debates sobre políticas públicas e ciência de dados. Nos dias 22 a 23 de junho, o evento será realizado no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

De caráter internacional e vertente interdisciplinar, o evento é uma iniciativa conjunta de pesquisadores da Universidade de Aveiro – Portugal e Ufam, conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fapeam, e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Parev

O evento recebe apoio da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), que apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.