Início Destaque Conjunto Viver Melhor ganha primeira unidade do “Prato do Povo”

Conjunto Viver Melhor ganha primeira unidade do “Prato do Povo”

Conjunto Viver Melhor "Prato do Povo” Prefeitura de Manaus
Foto: Ruan Souza

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta sexta-feira, 15/10, a primeira unidade do projeto de alimentação à população em vulnerabilidade social, “Prato do Povo”. O novo restaurante popular irá atender 500 pessoas por dia, residentes do conjunto habitacional Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona Norte, e mais 10 restaurantes estão previstos para o próximo ano.

“Mais uma promessa de campanha que a gente cumpre ainda no primeiro ano de mandato. A nossa meta, para esse primeiro e segundo ano, são 10 restaurantes como esse e vamos perseguir essa meta, melhorar a questão alimentar na cidade. Lembrando que o Viver Melhor, onde está sendo inaugurado o primeiro Prato do Povo, é maior do que ao menos 30 municípios do interior do Estado, e estamos dando toda a atenção que essa população tanto precisa”, enfatizou o prefeito David Almeida.

Durante a inauguração do restaurante popular, o chefe do Executivo Municipal anunciou diversas melhorias que deverão alcançar o conjunto Viver Melhor, como a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte 4 – “Mini hospital” -, a reforma de uma creche municipal, inauguração de um novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), um Conselho Tutelar, e uma feira municipal.

O “Prato do Povo” é um equipamento social, da gestão municipal, voltado à segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive, agravada pela pandemia do novo coronavírus, em razão de suas dificuldades econômicas.

David Almeida salientou a questão orçamentária da gestão pública que, apesar de reduzida em relação ao ano anterior, tem sido possível avançar, graças à fiscalização e à administração do orçamento.

“Temos um orçamento bem menor daquilo de que nós tínhamos necessidade e, ainda assim, nós estamos cumprindo as nossas promessas de campanha, e até criando coisas novas para o avanço e melhorias na cidade de Manaus”, salientou o prefeito.

As refeições, servidas em buffet, com ambiente climatizado, são comercializadas pelo valor simbólico de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional, assegurando o direito de uma alimentação adequada aos mais necessitados.

“Estamos buscando a questão da segurança alimentar, inclusive com a inauguração de mais 10 restaurantes como esse, em 10 bairros diferentes, que são vazios assistenciais, entre esse ano e o ano que vem”, complementou Almeida.

A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes, responsável pela administração do espaço, destacou a importância do projeto e a ajuda às famílias necessitadas.

“Estamos vindo para a área da zona Norte, pois, no levantamento que fizemos, identificamos famílias em extrema vulnerabilidade social, agravadas pela pandemia e a crise que se instalou por essa razão. Temos também as seis cozinhas comunitárias, diferentes do restaurante, onde é preciso pagar R$1 para ter acesso, mas são ambos instalados em áreas vulneráveis de Manaus”, explicou a secretária.

Serviço

Funcionando de segunda a sexta-feira, o Prato do Povo – Viver Melhor Etapa 1 irá fornecer diariamente 500 refeições e passou a operar logo após a inauguração.

Por conta da crise sanitária, uma série de medidas de segurança e de higiene foram adotadas, como o controle do acesso dos usuários no momento da retirada dos alimentos, além da orientação e ordenamento das filas, e o incentivo à utilização do álcool em gel e máscaras.

Assistência Social

A primeira unidade do “Prato do Povo” soma-se às seis cozinhas comunitárias que oferecem juntas mais de 1,2 mil refeições diariamente.

UNIDADE PANAIR:

Endereço: Rua Beira Mar, nº 10, Educandos.

UNIDADE COLÔNIA OLIVEIRA MACHADO:

Endereço: Travessa Francisco de Queiroz, s/nº, Colônia Oliveira Machado.

UNIDADE VILA DA FELICIDADE:

Endereço: Rua São Sebastião, s/nº, Comunidade Vila da Felicidade, Ceasa.

UNIDADE COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO:

Endereço: Rua Padre Mário, nº 21, Comunidade 11 de Maio, Colônia Antônio Aleixo.

UNIDADE SANTO AGOSTINHO:

Endereço: Rua Jerió, s/nº, esquina com rua Jerusalém, Santo Agostinho.

UNIDADE VAL PARAÍSO:

Endereço: Ramal Nova Esperança, s/nº, Valparaíso.

Sair da versão mobile