O Dia do Escritor é comemorado anualmente, no Brasil, em 25 de julho. Para celebrar a data, o Governo de Roraima realiza, a partir de segunda-feira, dia 26, uma programação voltada à literatura roraimense.
Durante a semana, serão apresentadas 24 obras contempladas pelo edital de literatura do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc. A proposta é criar um debate literário entre o público e escritores locais, com discussão, contação de história e declamações de poesias. Além disso, serão realizados sorteios diários de livros aos visitantes que participarem do encontro.
De acordo com o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, em Roraima, foram contempladas 43 propostas de obras literárias por meio da Lei Aldir Blanc.
“O Governo criou o Edital Prêmio Dorval Magalhães de Literatura com o investimento de R$484 mil, valor destinado aos autores roraimenses, para produção de livros impressos e e-books. Durante o encontro, o público poderá interagir com esses artistas, por meio de um bate papo e um café literário, em que poderemos conhecer as características das obras e do processo criativo desses escritores”, ressaltou.
O diretor de Promoção Cultural da Secult, Enos de Almeida, ressalta que a Secretaria procura valorizar e reconhecer a importância desse segmento. “O objetivo é dar visibilidade aos escritores roraimenses que estão em processo de produção, têm esses produtos para apresentar à sociedade e, muitas vezes, não têm esse canal de divulgação para esses acervos”, explicou.
Origem da data
O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho. A data foi instituída em 1960 por João Peregrino Júnior, então presidente da União Brasileira de Escritores. À época, o vice-presidente da instituição era Jorge Amado, importante escritor brasileiro.
Programação da Semana Literária: Hora: Das 9h às 13horas Local: Auditório do Palácio da Cultura
Segunda-feira (26 de julho)
Elienai do Vale Menezes e Dinéia Silva Oliveira;
Terça-feira (27 de julho)
Maria Madalena Vasconcelos Barbosa “Contação de História” (Público Infantil);
Quarta-feira (28 de julho)
Gabriel de Souza Alencar e Eliza Menezes;
Quinta-feira (29 de julho)
Bruno Garmatz e João Euclides Junges;
Sexta-feira (30 de julho)
Karina Del Valle Hernandes e Ana Maria da Silva Lopes.