Início Amazonas Cultura | AM Corpo de Dança do Amazonas comemora 25 anos com espetáculo inédito no...

Corpo de Dança do Amazonas comemora 25 anos com espetáculo inédito no Teatro Amazonas

Corpo de Dança do Amazonas (CDA). Foto: Alex Maia

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA), junto com a coreógrafa e artista amazonense Yara Costa, apresentaram nesta terça-feira (05/09), no Teatro Amazonas, em comemoração aos 25 anos do Corpo Artístico, o resultado de uma jornada única na criação do novo trabalho que agora compõe o repertório da companhia: o espetáculo “Nowhê”.

Yara Costa, que foi bailarina, assistente de coreografia e coreógrafa no CDA entre 1998 e 2004, com obras como “Dual” e “Quem te conduz?”, traz em “Nowhê” (vovô em Baniwa), a cultura indígena e a técnica do balé aéreo para a dança. Para ela, a estreia é uma homenagem à natureza e às suas raízes, revivendo memórias e explorando novas alturas.

“Depois de 20 anos que eu saí do CDA, retornar para construir um espetáculo como ‘Nowhê’, que me reporta a duas linhas de pesquisa que eu venho desenvolvendo na minha companhia de dança, que são a cultura dos nossos ancestrais e da floresta e o balé aéreo, é simplesmente incrível”, define Yara Costa.

A coreógrafa diz se sentir acolhida pela direção e pelos bailarinos do CDA.

“É um trabalho que foi muito colaborativo. Toda a equipe participou em todos os elementos cênicos. Esse meu retorno está sendo como uma cura, de fato. Porque, quando eu saí do CDA, eu ainda queria mais. E tive que sair para assumir a UEA. A vida tem essas escolhas”, afirma.

De acordo com Yara, o novo trabalho lhe dá a certeza de que pode continuar contribuindo com a dança no Amazonas.

“Retornar agora, com esse grupo mais jovem também é uma forma de fortalecer mais os vínculos. Estou feliz”, conclui Yara.

O diretor artístico do CDA, Mário Nascimento, descreve Yara como uma grande profissional e um talento da terra.

“Já era minha intenção há algum tempo chamá-la por tudo o que ela representa não só para o CDA, mas para a dança do Amazonas. Ela é uma dádiva para nós nesse momento pela maneira com que ela trabalha, com que contribui para o CDA nesses 25 anos e também pela história dela com a companhia”, diz o diretor.

Mário Nascimento afirma que tem buscado, em sua gestão frente ao CDA, trazer pessoas que representam a dança do Amazonas para contribuir com a companhia.

“A professora Yara é uma dessas pessoas”, diz.

O diretor artístico também ressalta o caráter coletivo do trabalho desenvolvido por Yara.

“É um trabalho coletivo no qual ela fez a concepção, mas o processo foi totalmente coletivo, com todos contribuindo, não só o elenco, mas toda equipe esteve imbuída nesta criação”, definiu.

Comemoração

Comemorando 25 anos de existência, o CDA saiu em circulação este ano com a turnê “Amazônia”, com espetáculos de Mário Nascimento, Rosa Antuna, Yara Costa, Andressa Miyazato, Regina Advento e Jorge Garcia. Segundo o produtor artístico da companhia, a programação já foi marcada pela estreia de “Caput – Art 5”, de Jorge Garcia, e agora segue com mais um espetáculo inédito.

A circulação está acontecendo desde março, com direito a duas temporadas em São Paulo e em Belo Horizonte. Encerrando o ano, a companhia ainda vai realizar temporadas no Rio de Janeiro e Goiânia.
.
Criado em 1998, o CDA é referência em dança contemporânea. E além de realizar espetáculos, o grupo desempenha atividades escolares e de experiência profissional com a população, como os projetos “Dança, arte e escola: Espetáculo didático” e “In Loco”, em parceria com o curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Fotos: Alex Maia / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Sair da versão mobile