Creas tem um novo prédio para atendimentos dna região centro-sul da Capital

Foto: Marcely Gomes / Semasc

Um dia após a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Prourbis e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) Leste Prourbis, ambos no bairro Jorge Teixeira, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta sexta-feira, 11/11, a inauguração do novo endereço de funcionamento do Creas Centro-Sul.

Após um mês entre reformas e mudanças, o equipamento, antes localizado na avenida Leonardo Malcher, agora passa a atender na avenida Getúlio Vargas, nº 1.127, também no Centro.

“Estou particularmente feliz com o que estamos vendo aqui hoje: um prédio aconchegante, acolhedor e uma equipe motivada por poder trabalhar em um ambiente de qualidade e onde todos os nossos técnicos e técnicas possam desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. Temos aqui excelentes profissionais, técnicos que agora, graças ao prefeito David Almeida, possuem condições estruturais para que seu trabalho seja melhor sentido lá na ponta, no usuário”, enfatizou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

Para a coordenadora do equipamento, a assistente social Maria José Rebouças de Lima, o novo espaço é um marco na luta contínua por melhorias e ampliações nos serviços prestados pelo Sistema Único de Assistência Social à população.

“É um sonho realizado para todos os servidores, proporcionando uma melhora significativa nos atendimentos aos usuários. Diariamente, lutamos por um atendimento qualificado e de excelência para que esses usuários possam, através dos nossos serviços, sair daqui conscientes de seus direitos e satisfeitos com o apoio técnico prestado, e esse prédio representa isso”, concluiu a coordenadora.

“A mudança de espaço é uma grande vitória para todos nós, não apenas por acolher melhor, mas por ser uma renovação de ares após um período como a pandemia. É extremamente difícil atender situações de violação de direitos de maneira não presencial, você precisa escutar, sentir e estar próximo a essas pessoas. A violência causa um impacto que torna necessário uma proximidade maior com as famílias afetadas e agora devemos reestruturar esses atendimentos graças ao novo ambiente”, destacou ainda a veterana da assistência social com quase duas décadas de carreira e técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) Juliana Barros.

Serviços prestados pelos Creas

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) são equipamentos socioassistenciais administrados pela Semasc destinados a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, mas cujo os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. Ao todo, Manaus possui cinco unidades do Creas.

Os serviços são realizados por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), trabalhando questões como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; e discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia.

Além do Paefi, ofertam-se também os Serviços de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), além do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.