David Almeida define projeto do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida

Prefeito David Almeida e representantes do Escritório de Oscar Niemeyer. Foto: Dhyeizo Lemos

Um dos mais bonitos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida está mais próximo de sair do papel. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11/4, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, definiu, junto com o diretor-executivo do escritório de Niemeyer, Jair Valera, os últimos detalhes do local que terá como principal atração um mirante voltado ao encontro dos rios Negro e Solimões, um dos principais cartões-postais do município.

“NOS REUNIMOS JUNTO COM A EQUIPE DO IMPLURB (INSTITUTO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO) E COM O REPRESENTANTE DO ESCRITÓRIO DESSE GRANDE NOME DA ARQUITETURA MUNDIAL, QUE É O NIEMEYER, PARA DEFINIR AS ÚLTIMAS TRATATIVAS JUNTO À EMPRESA CONTRATADA PARA, MUITO EM BREVE, INICIAR AS OBRAS LÁ NO DISTRITO INDUSTRIAL, DO PARQUE ENCONTRO DAS ÁGUAS ROSA ALMEIDA. ESSE SONHO COMEÇA A SE TORNAR REALIDADE”, ENFATIZOU ALMEIDA.

Um dos últimos projetos assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a ideia do parque surgiu em 2006, na então gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual Serafim Corrêa. Na época, custou aos cofres da Prefeitura de Manaus cerca de R$ 600 mil.

De acordo com o presidente do Implurb, Carlos Valente, a iniciativa do prefeito David Almeida de retornar as tratativas para a implantação do projeto comprova o compromisso da gestão municipal de transformar a capital do Amazonas em uma das principais cidades do Brasil.

“ACHO QUE ATÉ SETEMBRO JÁ ESTAREMOS DANDO A ORDEM DE SERVIÇO PARA O INÍCIO DAS OBRAS NO PARQUE. ESTAMOS CORRENDO PARA A FINALIZAÇÃO DO PROJETO. ESSA AÇÃO CONFIRMA QUE MANAUS VAI TER UMA NOVA DINÂMICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, DE TURISMO, DE LAZER E DE CULTURA. ESSE É UM PROJETO QUE COMEÇOU EM 2006, FEITO PELO NIEMEYER. O PREFEITO DAVID ALMEIDA RESGATOU E MOSTRA PARA A CIDADE DE MANAUS QUE PROJETOS BONS TÊM QUE SER TIRADOS DO PAPEL. COSTUMO DIZER QUE ESSE PARQUE, DEVIDO AO LOCAL ESCOLHIDO E O TAMANHO DO PROJETO, É EQUIVALENTE AO NOSSO TEATRO AMAZONAS. ELE TERÁ UM GRANDE NÚMERO DE VISITAS AO LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL. ELE SERÁ UM MOTIVO DE ORGULHO PARA MANAUS”, AFIRMOU VALENTE.

Homenagens

Com vista privilegiada do Encontro das Águas, o parque receberá o nome de Rosa Almeida, mãe do prefeito David Almeida, que foi uma das vítimas da Covid-19, em 2020.

Outro homenageado com a obra será o próprio projetista, o arquiteto Oscar Niemeyer, morto em 2012. Para o diretor-executivo do escritório, Jair Valera, o parque eterniza ainda mais o nome do artista.

“ESSE PROJETO FOI PENSADO PELO OSCAR E COM ESSA RETOMADA, SERÁ TAMBÉM UMA HOMENAGEM A ELE, QUE ADORAVA ESSE PROJETO E SERÁ UMA GRANDE HONRA PARTICIPAR. É UM PROJETO MUITO GRANDE E TENHO CERTEZA DE QUE RECEBERÁ MUITOS VISITANTES. É UM LOCAL ESPECIAL, ÚNICO MUNDIALMENTE, ONDE PODEMOS CONTEMPLAR UM ESPETÁCULO DA NATUREZA”, FINALIZOU O DIRETOR-EXECUTIVO.