O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou uma meta ousada para zerar a fila de cirurgias eletivas na cidade, durante uma entrevista à rádio CBN Amazônia. A medida faz parte do plano de construção do primeiro hospital municipal, uma promessa de campanha de sua possível reeleição. O novo hospital tem o objetivo de reforçar a rede de saúde da capital amazonense, que hoje depende quase exclusivamente do sistema estadual para realizar procedimentos de média e alta complexidade. Segundo Almeida, a construção dessa unidade trará alívio para a longa espera de pacientes que precisam dessas cirurgias.
A gestão atual de David Almeida já obteve avanços significativos na saúde básica de Manaus, segundo dados do Ministério da Saúde. O prefeito destacou que, ao assumir, a cobertura de atenção primária estava em 47%, e hoje já alcança 90%. Para alcançar esse resultado, foram realizadas 109 obras, incluindo construções, reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O reconhecimento por parte do governo federal colocou Manaus como referência nacional, sendo apontada, por sete vezes consecutivas, como a capital com a melhor saúde básica do Brasil, segundo o Programa Previne Brasil.
Com foco em dar continuidade a esses avanços, Almeida enfatizou que, caso seja reeleito, sua prioridade será a construção do hospital municipal. Ele ressaltou que o hospital terá um papel fundamental no apoio ao sistema estadual, descongestionando as filas de cirurgias e ampliando o acesso a cuidados mais complexos.
“Muitos confundem a responsabilidade da Prefeitura com a do Estado, mas nossa meta é contribuir para reduzir a fila do Sisreg e oferecer uma saúde de melhor qualidade à população”, destacou o prefeito.