O prefeito de Manaus, David Almeida, e o candidato a vice, o ex-secretário de Infraestrutuura, Renato Júnior, fizeram visita de cortesia, nesta sexta-feira (23/8), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, para defender eleições limpas, sem ataques, ofensas e fake news.
“Viemos aqui com o compromisso de uma eleição de ideias e propostas, buscando cumprir todas as regras constitucionais e eleitorais”, destacou o prefeito no encontro, ele que é candidato à reeleição pela Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir).
O desembargador João Simões, que preside as eleições deste ano no Amazonas, agradeceu a visita e a disposição democrática do prefeito.
“Ficamos satisfeitos com essa visita. Estamos de portas abertas com esse sentimento democrático, e contamos com a colaboração dos candidatos”.
Em recente entrevista, David Almeida lembrou do caso de fake news que enfrentou. “Eu já fui vítima de deepfake (fake news com utilização de inteligência artificial). O processo está em andamento, foi remetido para Brasília, certamente porque quem está por trás desse caso tem foro privilegiado”, falou o prefeito.
O caso
Em dezembro do ano passado, véspera do Natal, circulou em grupos de WhatsApp, uma montagem, com uma fala falsa atribuída ao prefeito contra os professores.
O caso foi denunciado pelo próprio prefeito à Polícia Federal (PF). Semanas depois, a denúncia levou à deflagração da Operação Nirmata, da própria PF, que resultou na busca e apreensão contra pessoas físicas e agências de publicidade, algumas que já haviam prestado serviços a políticos locais. O inquérito segue em segredo de Justiça.