David e Cidade caminham para o segundo turno, afirma dados da Pontual Pesquisa

Foto: divulgação

O Instituto Pontual Pesquisas realizou um novo levantamento eleitoral sobre a disputa para a Prefeitura de Manaus, apontando que David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil) devem protagonizar o segundo turno.

Resultados do primeiro turno

David Almeida lidera com 32,1% das intenções de voto, seguido por Roberto Cidade, com 21,1%, apontando para uma disputa de segundo turno entre os dois candidatos. Amom Mandel (Cidadania) aparece em terceiro, com 15,8%, seguido de Alberto Neto (PL), com 11,3%, e Marcelo Ramos (PT), com 5%. Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) somam 0,2% cada. Entre os eleitores, 7,5% ainda estão indecisos e 6,8% declararam intenção de votar branco ou nulo.

Cenário de segundo turno

Com base nesses números, o segundo turno entre David Almeida e Roberto Cidade parece cada vez mais provável. Uma análise de simulação de segundo turno aponta que Almeida enfrenta maior resistência entre os eleitores, já que lidera o índice de rejeição com 22%, seguido de Amom Mandel (21,3%) e Marcelo Ramos (18,7%). Em contrapartida, Roberto Cidade, com 6,8% de rejeição, tem um caminho mais aberto para atrair o voto daqueles que hoje preferem outros candidatos.

A baixa rejeição de Cidade pode ser uma vantagem estratégica em um segundo turno, considerando que 25,3% dos eleitores afirmam que ainda podem mudar de voto até o dia da eleição. Se esses eleitores forem atraídos por uma campanha de segundo turno focada em ampliar alianças e conquistar eleitores de terceiros colocados como Amom Mandel e Alberto Neto, Cidade poderá equilibrar as chances contra Almeida.

Imagem Pesquisa Pontual

Voto consolidado

A pesquisa revelou que 67,7% dos eleitores já estão decididos sobre em quem votar, enquanto 25,3% admitem que podem mudar de opinião até o dia da eleição. Esses números indicam que, à medida que o pleito se aproxima, as decisões dos eleitores estão se consolidando, o que pode alterar a dinâmica da campanha e influenciar a disputa no segundo turno.

Veja a pesquisa na íntegra: Pesquisa Eleitoral – Pontual

Sobre a Pesquisa

Ao todo, foram entrevistados 1066 eleitores, entre 9 e 10 de setembro, com margem de erro de 3% com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa eleitoral está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024.

Sob a direção do professor M.Sc. Eric Barbosa e com supervisão da estatística prof. M.Sc. Alice Assis, a Pontual Pesquisas respeita rigorosamente os critérios metodológicos e as normas vigentes, sendo registrada no CONRE-7 sob o número 8260.