Deputado Delegado Péricles inicia implementação de dois projetos em combate ao Câncer do Colo de Útero no Amazonas

Deputado Delegado Péricles e os médicos Mônica Bandeira e Gerson Mourão. Foto Sandro Pereira

Nesta quarta-feira (22), o deputado Delegado Péricles (PL) se reuniu com os médicos Gerson Mourão, diretor-presidente da Fundação Cecon (FCecon), e a gerente do serviço de Ginecologia da unidade hospitalar, a ginecologista Mônica Bandeira, para tratar sobre a viabilidade dos projetos vacina HPV nas escolas e Ver e Tratar o Colo do Útero nos municípios polos do Amazonas.

No encontro, que seguiu o cronograma de reuniões pré-agendadas desde fevereiro deste ano entre o parlamentar e os representantes da FCecon, os médicos apresentaram os projetos e destacaram a importância da implementação dos mesmos no combate contra o Câncer de Colo de Útero do Amazonas.

O deputado, que desde o seu primeiro mandato vem se empenhando em contribuir com a saúde no estado, em especial com os serviços oferecidos na FCecon, seguiu com as tratativas para a implementação dos projetos apresentados pelos médicos.

“São dois importantíssimos projetos, algo que a gente já vem conversando há bastante tempo e se Deus quiser vamos dar continuidade e fazer com que realmente aconteça que é esse o nosso propósito e de tantas outras pessoas que estão conosco aqui para ajudar mulheres no Amazonas. O projeto vacina HPV nas escolas já está bem encaminhado e deve acontecer em breve aqui em Manaus, e o projeto Ver e Tratar nos municípios polos para que realmente ocorra esse tratamento e prevenção do Câncer de Colo de Útero”, pontuou o deputado.

HPV nas escolas

Sobre o projeto vacina Papilomavírus Humano (HPV) nas escolas, a médica Mônica Bandeira explicou a necessidade de ampliar a cobertura vacinal em 90% das crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos. Para isso, o projeto visa levar a vacinação para as escolas do estado. A ginecologista esclareceu que o câncer do colo uterino é o único tumor humano com causa conhecida e é 100% evitável. A diminuição do risco de contágio pelo HPV é recomendada com a vacina contra o HPV para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.

Sobre o andamento do projeto, o deputado informou que está agendando reuniões para viabilizar a implementação desse projeto nas escolas.

“Teremos em breve reunião com representantes da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto), para verificar a questão da vacina, e com a secretária de Educação do Estado, Kuka Chaves”, disse.

Ver e Tratar

Já sobre o projeto Ver e Tratar o Colo do Útero nos municípios polos do Amazonas, os médicos explicaram que o intuito é, após a análise do exame preventivo (Papanicolau) e caso seja necessário, realizar o procedimento chamado conização do Colo de Útero em mulheres que necessitam se submeter ao tratamento das lesões cancerosas, evitando o deslocamento de mulheres portadoras dessas lesões precursoras de câncer de colo uterino à capital amazonense.

Agradecimentos

Na ocasião, o diretor-presidente da FCecon agradeceu a atenção do parlamentar na luta contra o câncer no Amazonas. “Gostaria de agradecer esse momento que é de uma enorme glória para o nosso estado. Esse é o primeiro projeto de interiorização do câncer no nosso estado. Então, parabéns por você ser sensível à causa câncer”, declarou o médico Gerson Mourão.

A gerente do serviço de Ginecologia da FCecon também agradeceu a oportunidade de apresentar os projetos detalhadamente.

“Esses projetos são muitos importantes, que tratam do resgate da vacina HPV nas escolas de Manaus e do Amazonas, e da realização de conização nos municípios polos, para dar vazão a essas mulheres que precisam se submeter ao tratamento das lesões cancerosas, pré-malignas, através da conização. A gente tá muito feliz de ter tido essa oportunidade hoje de apresentar detalhadamente esses dois projetos”, disse Mônica Bandeira, destacando que o projeto Ver e Tratar será feito, inicialmente, em um município que ainda será escolhido, conforme a necessidade.