Deputado Ricardo Nicolau destaca a importância do projeto que prevê o check-up feminino

Ricardo Nicolau. Foto: Marcelo Cadilhe

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) destacou que o estado lidera o ranking de casos de câncer do colo do útero. Neste sábado, 28, é comemorado o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher.

De acordo com o parlamentar, as ações como o “Check-up Feminino”, projeto de lei de autoria dele, são fundamentais para evitar o agravamento de doenças.

“É muito comum mulheres procurarem atendimento médico apenas quando sentem os sintomas mais graves de doenças que poderiam ser evitadas com a realização periódica de exames preventivos. Muitas dessas mulheres só descobrem a doença muito tarde. Sabemos que, em estado muito avançado, pode gerar danos irreversíveis à saúde”, afirma o deputado que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O PL do Check-up Feminino está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.

“Como venho da área de gestão de saúde, tenho me esforçado para tentar auxiliar as mulheres do nosso Amazonas, em diferentes frentes de trabalho, no que diz respeito à prevenção e ao tratamento”, enfatiza.

Cepcolu

Ricardo Nicolau (Solidariedade) destaca a importância do início das obras do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) e parabeniza a iniciativa da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), responsável pelo projeto. O parlamentar destinou R$ 3,2 milhões em emendas, ainda em 2021, para viabilizar a construção e equipagem da nova unidade.

“No ano passado, eu fiz emendas, em conjunto com os profissionais da Fundação Cecon, para mudar essa realidade. Essa obra é resultado da luta da Dra. Mônica Bandeira de Mello e do Dr. Gerson Mourão. Essa construção é urgente, pois ajuda a salvar vidas”, ressalta.

Entre as diferentes frentes de trabalho de Ricardo Nicolau contra o câncer do colo uterino, também estão as suas emendas que somam R$ 4,6 milhões para custear exames preventivos em todas as 62 cidades do Amazonas.