Início Amazonas Saúde | AM Dia Mundial de Combate à Tuberculose: especialista ressalta a importância do controle...

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: especialista ressalta a importância do controle e prevenção

Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Foto Douglas Santos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) alerta à população sobre a importância da prevenção, identificação precoce e cuidados com a doença. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e está em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. No Amazonas, em 2022, foram registrados 3.826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 08 em março, de acordo com o sistema de Informação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A pneumologista Joycenea Matsuda da Policlínica Cardoso Fontes, explica a importância de a população estar ciente dos perigos que a tuberculose pode trazer se não for tratada da maneira correta.

“A transmissão ocorre por via aérea, algumas pessoas com 3 meses do tratamento já se sentem bem melhor, a tosse passa, ganham peso acham que já estão curados e simplesmente abandonam o tratamento e existe o perigo de selecionar a resistência da bactéria aos medicamentos, então é muito importante completar no mínimo 6 meses do tratamento e ser avaliado receber alta médica, e não correr o risco de tratar uma doença que tem cura de forma inadequada e a doença ficar resistente aos antibióticos. Prevenir ainda é a melhor forma, através da vacina BCG”, disse a médica.

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina, Sudorese noturna, Emagrecimento, Cansaço/fadiga

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Na rede estadual de saúde, a SES-AM oferece o tratamento da doença na Policlínica Cardoso Fontes, referência em Pneumologia Sanitária. O atendimento é realizado por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são as portas de entrada do SUS.

Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Campanha

O Governo do Amazonas está realizando a Campanha de Combate à Tuberculose, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença no Amazonas. A iniciativa é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O projeto ocorre em parceria com Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, Programas Municipais de Controle da Tuberculose, Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc).

Sair da versão mobile