Distrito Agropecuário da Suframa é tema de debate dentro do projeto de monitoramento florestal do Inpa

Foto: Divulgação Suframa

Realizado desde segunda-feira (10), em Manaus, o evento intitulado “Revisão Científica do Programa de Pesquisa Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais”, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), tem como um dos temas de discussão, o contexto territorial do PDBFF dentro do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). O objetivo da atividade, que prossegue até domingo (16), é atualizar a visão do PDBFF, em face das atuais necessidades, tendências e desafios da pesquisa, conservação e desenvolvimento sustentável da floresta amazônica.

O encontro é organizado em formato híbrido – presencial no auditório do Hotel Quality, Adrianópolis (zona Centro-Sul), e transmitido em plataforma virtual – e consiste em palestras sobre os resultados e perspectivas dos principais projetos de pesquisa de longo prazo em andamento no PDBFF, além da construção de uma visão estratégica atualizada do Programa, com o auxílio de um grupo de revisores convidados.

Nesta quarta-feira (12), terceiro dia de programação, foi realizado “O PDBFF no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS)”, debate interinstitucional sobre modelos de ocupação territorial no contexto do DAS e da unidade de conservação Área de Relevante Interesse Ecológico PDBFF (ARIE PDBFF). Representando a Autarquia, o coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários da Suframa, substituto, Flávio Ramos, ministrou a palestra “Perspectivas para o Distrito Agropecuário da Suframa (DAS)”. A área de reserva está localizada na vicinal ZF-03 onde foram inventariadas mais de duas mil espécies florestais cadastradas, incluindo o cultivo de Pau Rosa cujo litro de essência custa 300 dólares no mercado internacional.

Ainda nesta quarta foram realizadas as palestras “Zoneamento Ecológico Econômico do DAS”, ministrada por Jansen Zuanon (Inpa); “ARIE PDBFF no contexto do DAS: Iniciativas para proteger a integridade da unidade de conservação frente ao atual cenário de ocupação do Distrito Agropecuário da Suframa, a ser proferida por Enir Salazar (ICMBio); “A implementação de infra-estrutura viária no município de Rio Preto da Eva – desafios para o manejo de bacias hidrográficas”, ministrada pelo secretário do Meio Ambiente de Rio Preto da Eva Martinelli Goncalves da Costa; e “A restauração ecológica na Bahia”, a ser proferida pelo diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio, Beto Mesquita.

Plenária

Após as palestras está prevista discussão em plenária com os palestrantes, com as seguintes questões norteadoras: Como garantir a integridade da ARIE-PDBFF? Como o PDBFF pode apoiar políticas públicas? Qual o passivo ambiental no DAS que pode ser legalizado em parceria técnica com o PDBFF? Como o PDBFF pode oferecer apontamentos para diversificação do desenvolvimento econômico regional?

Visitas

Além de quatro dias de discussões temáticas (10 a 14 de abril), na programação da revisão científica também estão agendadas para o sábado (15) e domingo (16), visitas aos sítios amostrais do PDBFF.

As inscrições estão disponíveis pelo link: https://forms.gle/paW4b6tSJmBMnHa89