Eduardo Braga visita Fábrica do Polo Industrial de Manaus

Eduardo Braga fabrica ZFM PIM
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (11/10), o senador e candidato pela coligação ‘Em defesa da vida’, Eduardo Braga (MDB), visitou a Flex Industries, instalada na região há 38 anos, atuando no segmento de placas de circuitos impressos e de produtos eletroeletrônicos. Além de montagem de produtos na área de informática, áudio e vídeo.

A empresa conta, atualmente, com cerca de 2.100 trabalhadores, que exercem suas atividades em três galpões, atendendo o mercado nacional, em especial o setor de telefonia móvel. Com a chegada da tecnologia 5G, os proprietários prospectam a assinatura de novos contratos, o que demandará a construção de um novo galpão.

O otimismo quanto ao futuro da empresa esbarra no medo de novos ataques a manutenção do diferencial competitivo da Zona Franca de Manaus (ZFM).

“No pós-pandemia, vemos um aquecimento do Polo Industrial, em especial na área de telecomunicações com a tecnologia 5G. Mas precisamos de um gestor, de um governador forte para barrar os ataques ao modelo econômico de desenvolvimento da ZFM e também articular o retorno da aprovação dos PPBs (Processo Produtivo Básico) aqui para Manaus”, ponderou o empresário Thiago Braga.

Embora o Decreto-lei n° 288, que criou a ZFM tenha estipulado o máximo de cento e vinte dias para a aprovação do PPB (condição essencial para uma empresa começar a operar na região com direito aos incentivos fiscais), o prazo não tem sido cumprido e as empresas enfrentam dificuldades para interceder junto ao governo para a sua liberação. Há empresas que demoram anos para iniciar as atividades por causa dessa barreira.

Eduardo Braga, que sempre foi um atuante defensor do modelo, colocou-se à disposição para levar os anseios da classe empresarial ao Governo Federal e discutir formas de pacificar a questão, o que proporcionará a segurança jurídica necessária para a permanência e instalação de novas empresas.

A industriária Djeanne Carvalho ficou feliz de encontrar o senador e candidato ao Governo do Amazonas porque tinha um pedido para a categoria.

“Eu não tenho dificuldades de conseguir trabalho porque sou supervisora de qualidade, mas meus amigos que não se especializaram e envelheceram nas linhas de produção, hoje, não são contratados. Eu vou votar no Eduardo Braga porque ele sempre diz que vai investir na educação e eu quero alguém que dê oportunidade de a gente melhorar de vida. Em breve, eu quero fazer uma pós em Administração Hospitalar, não quero ficar eternamente no chão de fábrica”, disse Djeanne.

O senador Eduardo Braga tem como proposta a recuperação dos prédios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que estão abandonados no interior do Amazonas e ampliação dos investimentos neste setor da educação para que a instituição amplie o número de alunos atendidos, garantindo a qualificação e aumento das chances de inserção no mercado de trabalho.

Com informações da assessoria do candidato