EDUCAÇÃO – Prefeitura adere plataforma Eduq+ para levar mais informações aos professores

Plataforma Eduque Mais

Plataforma Eduque Mais – Para agilizar a comunicação dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Manaus aderiu à plataforma Eduq+, em parceria com a MGOVBrasil, que possibilita aos professores, pedagogos e administrativos receberem dados relativos a secretaria via SMS diretamente em seus celulares. Todos os servidores com cadastro atualizado já estão incluídos para receber essas informações.

A adesão a essa plataforma permite a Semed enviar uma mensagem por semana para discutir tópicos relativos à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), além de garantir informações motivacionais, de reforço, interatividade e atividades disponibilizadas pelo site Nova Escola.

A adesão ao Eduq+ foi em outubro de 2018 e acontecerá até julho de 2019. Todos os funcionários da secretaria foram cadastrados para receber as informações, no entanto, por conta de alguns cadastros desatualizados, é necessária a atualização através do link bit.ly/cadastrosemed .

A assessora do Departamento de Gestão Educacional, Mônica Lobato, conta que essa ferramenta pode apresentar melhoras importantes nos índices educacionais como aumento na proficiência dos estudantes, na taxa de aprovação e no interesse de pais e responsáveis, além da redução na evasão escolar.

“Tudo que venha contribuir para a melhoria dos nossos resultados, buscaremos.  A tecnologia hoje faz parte da educação, se não nos apropriarmos desses sistemas que vêm até nós para fazer que nosso trabalho chegue mais rápido, paramos no tempo. Quando você tem uma ferramenta dessa que a comunicação chega instantânea, é outra realidade”, disse Mônica, que acrescentou, ainda, que a utilização dessa plataforma  deixa os professores atualizados sobre a implantação da BNCC.

“Isso facilita essa comunicação com o servidor, não só do que a Secretaria está desenvolvendo, como faz com que eles se apropriem um pouco mais das questões da BNCC, porque nós entendemos que nesse momento específico que essa discussão é pertinente e se chega ao celular dele via SMS, sem custo, para nós é um ganho”, completou.

Essa é apenas mais uma das ferramentas que a Semed vêm se utilizando para levar formação e informação aos seus servidores em relação à BNCC. Desde 2016 a secretaria já trabalha com um currículo novo e, em 2018, ano de implantação da base, já haviam sido realizadas duas formações sobre o assunto, além de momentos de estudo específicos.

 

Texto: Alexandre Abreu/Semed
Foto: Cleomir Santos/Semed