Eleições 2020: O “Outubro Rosa” é marcado pela maior campanha nacional de combate ao câncer de mama e, no caso do Amazonas, o de útero também, por conta da alta incidência. Candidato à Prefeitura de Manaus pela Coligação Juntos Podemos Mais, o ex-governador Amazonino Mendes (PODEMOS) aproveita a data para chamar a atenção para os cuidados com a prevenção, determinante para evitar ambas as doenças. Ele reforça, também, que irá ampliar um projeto implantado em sua última administração como prefeito: as Carretas da Mulher.
As Carretas foram criadas com o propósito de ampliar a oferta de exames preventivos e de mamografia. Seis foram colocadas em funcionamento, com atendimento itinerante, de segunda a sexta-feira, levando a oferta de exames mais próximo das pessoas. “Foi a forma que encontramos para dar o suporte necessário e imediato às mulheres no enfrentamento a essas duas doenças. O exame possibilita a identificação da doença com precocidade, a tempo de ser tratada e vencida”, afirmou Amazonino.
Segundo ele, caso eleito, irá retomar e ampliar a assistência às mulheres, não somente nas unidades de saúde, mas também por meio do trabalho preventivo das Carretas da Mulher, compromisso já firmado no seu Plano de Governo.
“É preciso um trabalho efetivo para reduzir os números de casos. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para este ano são de 700 novos casos de câncer de colo de útero no Amazonas, sendo 580 apenas em Manaus. Em relação ao câncer de mama, a estimativa é de 380 novos casos para o mesmo período. É muito alto. Precisamos trabalhar com seriedade para conter o avanço dessas duas doenças, que podem ser combatidas com prevenção e com tratamento precoce”, reforçou.
Com informações da assessoria