Eleições 2022: Lula e Bolsonaro reduzem distância eleitoral, afirma pesquisa

Eleições 2022 Jair Bolsonaro Lula Pesquisa FSB/BTG Pactual
Foto: reprodução

Eleições 2022: Em uma corrida eleitoral acirradíssima, a atual pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (25/04) diminuiu a diferença entre o ex-presidente Lula (PT) e o candidato à reeleição, presidente da república, Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral deste ano, em outubro.

Em cenário estimulado para intenções de voto nas Eleições 2022, o petista tem 41% contra 32% do atual presidente da República.

Em março deste ano, no último levantamento, Lula tinha 43%, enquanto Bolsonaro 29%. O petista variou dois pontos para baixo na margem de erro, sendo de 2%, mas o presidente subiu três pontos, além da margem.

O terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), com 9%. André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) aparecem em seguida, ambos com 3% das intenções de voto para o pleito deste ano.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa FSB/BTG Pactual também divulgou um possível cenário de segundo turno Lula e Bolsonaro. Neste caso, Lula caiu dois pontos percentuais e Bolsonaro subiu dois pontos, diferença na margem de erro.

Lula: 52% contra 37%: Jair Bolsonaro. 6% disseram não votar em nenhum, 3% em branco ou nulo e 1% não sabe ou não respondeu.

REJEIÇÃO

Agora o cenário muda quando se fala em índice de rejeição: Jair Bolsonaro segue com alta rejeição (57%)”, diz Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.

REGISTRO DE PESQUISA

A pesquisa quantitativa realizada pelo FSB Pesquisa aconteceu entre a última sexta-feira (22) e esse domingo (24). Ao todo, foram dois mil entrevistados, via ligação telefônica.

A margem de erro é de 2%, e a confiança é de 95% para o cenário atual. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é: BR-04676/2022.