Primeira pesquisa do ano da Perspectiva direcionada ao atual retrato sobre o pleito 2022, mostra mexida no tabuleiro dos pré-candidatos à Presidência da República, Governo do Amazonas e Senado Federal.
Conforme a pesquisa capitaneada pelo pesquisador Durango Duarte, publicado os amazonenses escolherão o ex-presidente Lula (PT) para presidência da república.
Os números apontam que Lula pulou de 33% em 27 de dezembro para 37,5%. Bolsonaro, que liderou estudo anterior, perdeu nesse período 0,8 ponto percentual.
Quanto a cadeira do palacete governamental do Amazonas, o atual governador Wilson Lima (PSC), pula para o segundo lugar que era do senador Eduardo Braga (MDB), se o resultado do primeiro turno fosse hoje. A pesquisa afirma que em possível segundo turno, Wilson enfrentará o ex-governador Amazonino Mendes.
De acordo com a Perspectiva, o ex-governador Amazonino Mendes mantém liderança nas intenções de votos. No fim de 2021, ele tinha 28,5%. Agora, aparece com 33,4%. Um crescimento, portanto, de 4,9 pontos percentuais em pouco mais de dois meses.
Uma outra briga que já tem seu protagonista para a única cadeira ao senado pelo Amazonas neste pleito, cabe ao atual dono da mesma. O senador Omar Aziz, que buscará sua reeleição, segue liderando a corrida com 24,7%, seguido pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto 23,9%.
Dados da pesquisa
Conforme a Perspectiva, sua pesquisa própria está registrada no TSE/TRE com AM-00400/2022.
De 23 de fevereiro a 4 de março, 3.600 eleitores foram entrevistados. Desses, 1.990 em Manaus e os demais 1.610 nos principais colégios eleitorais do interior do Amazonas.
A margem de erro máxima para os números apresentados na pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiabilidade afiançado pela pesquisadora é de 98,4%.