Em dois anos, o Governo distribuiu quase 6 mil óculos para os roraimenses

Balanço sobre entrega de óculos. Foto: Minervaldo Lopes

Em um período de dois anos, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), entregou quase 6 mil óculos para a população. Esse resultado só foi possível graças às atividades do projeto Saúde Itinerante, que tem levado diversos serviços de saúde para a população.

No ano de 2021, por exemplo, foram entregues 5.053 óculos, e desde o início deste ano, mais de 600 entregas foram realizadas. O beneficiado recebe a armação na própria residência, através da SeCidades (Secretaria das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios).

“A saúde do Estado tem o compromisso de estar cada vez mais próxima da população, e é por meio desse projeto que nós estamos reafirmando essa responsabilidade, levando mais dignidade, mais qualidade de vida, mais saúde e, consequentemente, uma significativa melhoria no cotidiano do nosso povo”, afirmou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Dentre as pessoas que foram contempladas nas ações da Saúde Itinerante está a pedagoga Marinês Barros. Ela conta que viveu anos difíceis com a pandemia da covid-19, que impactou diretamente o ensino público. Por conta das aulas online, ela passou a maior parte do tempo expondo a vista à alta claridade da tela do computador, trazendo consequências ruins para a sua visão.

“Logo no início, eu não imaginava que possivelmente teria que procurar um oftalmologista, e aí conversando com um amigo, fiquei sabendo que o Governo do Estado estava fazendo a ação, e que a equipe da Saúde Itinerante estava disponibilizando oftalmologistas. Logo cheguei [em uma das ações], peguei minha senha para ser avaliada pelo médico”, contou.

Para ela, tornar os serviços de oftalmologia e a oferta de óculos acessíveis foi fundamental para lhe proporcionar maior qualidade de vida.

“Demorou um pouquinho, foi muito esse tempo de espera, porque foi bem gratificante. Eles vieram em casa entregar esses óculos. Foi uma sensação de felicidade”, exclamou Marinês.

A filha da pedagoga, a estudante Mariane Barros, também foi contemplada na ação. Ela também agradeceu ao empenho do Governo em ajudar quem mais precisa.

“Fiquei com uma sensação muito boa quando recebi meus óculos. Acho muito importantes e valiosas essas ações do Governo do Estado para a população”, completou.

AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA

O objetivo principal do projeto Saúde Itinerante é levar serviços de saúde para todos os municípios do Estado e chegar mais perto de quem tanto necessita desse tipo de apoio.

Segundo o coordenador do projeto, Rafael Sena, só este ano, foram realizadas mais de 30 ações, como uma média de 12 mil pessoas atendidas.

“As ações estão ocorrendo em todo o estado de Roraima, tanto na Capital como nos interiores e, de forma prática e simples, a pessoa busca o atendimento. Importante sempre buscar esse atendimento cedo, porque a quantidade de atendimentos varia de acordo com a quantidade de médicos que a gente consegue levar para a ação e ao chegar na consulta, a pessoa vai fazer uma avaliação, se houver necessidade de óculos a pessoa já sai com a receita dos óculos, automaticamente já é feito um cadastro e a escolha do óculos”, destacou.