Em Murupu produtores rurais recebem informações sobre plantio e desenvolvimento do agro

Foto Fernando Teixeira

Cerca de 30 agricultores da região do Murupu participaram nesta segunda-feira, 7, do “Plantão SMAAI”, ação itinerante que leva informações sobre todos os serviços da Prefeitura de Boa Vista para a agricultura no município.

Cerca de 30 agricultores da região do Murupu participaram nesta segunda-feira, 7, do “Plantão SMAAI”, ação itinerante que leva informações sobre todos os serviços da Prefeitura de Boa Vista para a agricultura no município. O encontro foi na Escola Municipal José Davi Feitosa Neto – Polo 1, localizada no P.A Nova Amazônia.

A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), onde os produtores tiram dúvidas sobre os projetos e serviços disponíveis para a zona rural do município. Entre eles foi apresentado o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) 2022.

Além disso, também puderam solicitar a Patrulha Mecanizada para a execução de serviços nas propriedades, como melhoria de vias internas, construção de tanques para irrigação, entre outros serviços.

De acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Cezar Riva, o “Plantão SMAAI” já acontece há dois meses, com o objetivo de visitar as regiões agrícolas do município uma vez por semana e atender reivindicações dos produtores.

“Temos a missão de levar esclarecimentos aos agricultores. Começamos pela região do Truaru há dois meses e agora estamos realizando a 1ª reunião aqui no Murupu, data que coincide com o lançamento do PMDA-2022. Os temas abordados foram: o que é o PMDA, quais são as regras para que o agricultor familiar possa participar do programa deste ano, direitos e obrigações e divulgar dos outros serviços da SMAAI” explicou.

A agricultora Elioennai dos Santos, moradora da Vicinal 9, disse que está esperançosa em relação ao plantio deste ano e pretende aderir ao PMDA para receber o apoio para o plantio.

“Como nós não temos condições de produzir muito por conta própria, a ajuda da prefeitura vai permitir que a gente produza mais e melhor” disse.

Já para Auxiliadora Bandeira, agricultora da vicinal 13, esta é uma grande oportunidade para quem quer produzir. “É uma boa expectativa para o plantio este ano, utilizando insumos agrícolas e máquinas. É uma coisa boa, não só para mim, mas para todos os agricultores da nossa região”, observou.

PMDA – Através dos investimentos da Prefeitura com o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), os produtores receberam os insumos e a assistência técnica da SMAAI. Hoje são mais de 600 famílias beneficiadas pelo PMDA, com aumento de área plantada e mais produtividade a cada ano.