O prefeito de Manaus, David Almeida, visitou, nesta quinta-feira (12/9), as instalações da Elgin, um dos maiores fabricantes instalados no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Entre as pautas da reunião, as articulações políticas nas quais o prefeito atua para garantir a política de incentivos fiscais da ZFM na regulamentação da reforma tributária.
“Eu estive hoje conversando com o senador Eduardo Braga, mostrando para ele a importância do polo industrial, e ele, que é o relator da Reforma (Tributária), me assegurou que todas as vantagens comparativas serão mantidas no texto que será aprovado pelo Senado Federal”, afirmou o prefeito, candidato à releição pela Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) à diretoria da Elgin.
Entre amigos
A Elgin fabrica na capital amazonense, entre outros produtos, equipamentos de informática, componentes eletrônicos e condicionadores de ar. A empresa mantém 1,5 mil funcionários e entre eles, amigos de longa data de David Almeida. Como o auxiliar de estoque Jean Nascimento e a montadora Joelma Brandão.
“O David sempre foi essa pessoa humilde e amiga”, destacou Joelma.
David Almeida recordou que quando assumiu a Prefeitura, em 2021, o polo industrial sofria com as vias em péssimo estado. Era comum o tombamento de carretas com mercadorias produzidas nas fábricas.
“Existia uma briga sobre de quem era a competência em asfaltar as ruas do Distrito. Eu não quis saber disso. Acrescentei mais R$ 30 milhões da Prefeitura ao convênio que existia com o governo federal e recapeamos todas as ruas do Distrito 1”.
Futuro em jogo
Na avaliação de David Almeida, o empenho do senador Eduardo Braga como relator da Reforma Tributária dá a tranquilidade de que os investimentos e os empregos na Zona Franca de Manaus serão mantidos. Em jogo, um modelo econômico industrial que só nos primeiros cinco meses deste ano faturou R$ 81,1 bilhões, resultado 10,7% maior que no mesmo período de 2023.
O polo industrial de Manaus concentra aproximadamente 500 fábricas, distribuídas em polos como o de duas rodas, televisores, informática e de eletroeletrônicos, este último o maior da América Latina. São cerca de 120 mil empregos diretos nas linhas de produção, universo que salta para 500 mil incluindo os indiretos.