Saúde/Am – O Ministério da Saúde anunciou, em coletiva nesta quinta-feira (14), uma operação de translado de pacientes com quadro moderado de Covid-19 do Amazonas para outros estados.
De acordo com o governador Wilson Lima, o estado de Goiás já disponibilizou o hospital universitário em Goiânia para atender os pacientes, que serão acompanhados por uma equipe de médicos, enfermeiros e de atendimento psicossocial.
“O paciente terá toda a segurança e assistência para que não haja nenhuma falha”, afirmou o coronel Franco Duarte, especialista em atenção à saúde do Ministério da Saúde. Ele assegurou que o suporte de oxigênio aos pacientes está garantido. O retorno dos pacientes será realizado por empresas aéreas e custeado pelo governo.
Além de Goiás, participam do plano de cooperação Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte. Lima informou que o governo do estado entrou com ação na justiça para garantir o fornecimento de oxigênio medicinal da principal fornecedora do estado.
O sistema de saúde do Amazonas continua enfrentando problemas em atender à demanda pelo insumo. De acordo com o titular da pasta, Marcellus Campêlo, a variação do consumo oscilou de 30 mil metros cúbicos no pico da pandemia (abril, maio e junho) para 70 mil metros cúbicos diariamente.
“Fizemos o plano de contingência considerando a elevação dos casos, mas a demanda surpreendeu um dos maiores conglomerados de gases medicinais do mundo”, explicou Campêlo.