Estados Unidos – Manifestantes demoliram ontem (4), no dia da independência americano, uma estátua de Cristóvão Colombo na cidade de Baltimore, na costa leste do país, em um novo episódio da onda de ataques a monumentos e estátuas de figuras históricas ligadas à escravidão e ao colonialismo.
Desde quando começaram os protestos pela morte do negro George Floyd, asfixiado por um policial branco em Minneapolis, manifestantes demoliram inúmeras estátuas. Ontem, em comemoração a independência, o presidente Donald Trump mencionou Cristóvão Colombo em um discurso.
“Vamos lutar juntos pelo sonho americano e defenderemos, protegeremos e preservaremos o estilo de vida americano que começou em 1492 quando Cristóvão Colombo descobriu a América”, disse Trump.
O presidente ainda fez comentário em referência as manifestações.
“Estamos derrotando a esquerda radical, os marxistas, os anarquistas e os agitadores e saqueadores. Nunca permitiremos que uma multidão enfurecida destrua nossas estátuas, apague nossa história e doutrine nossos filhos.”
Várias estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas ou danificadas, principalmente em Boston, Miami, Richmond e Camden.