Evento científico no interior do estado estimula jovens ao empreendedorismo e inovação 

Empreendedorismo. Foto acervo do pesquisador

Divulgar o universo do empreendedorismo no interior do estado, por meio da identificação de novas ideias, produtos ou serviços que possam gerar emprego e renda, é um dos temas que serão debatidos durante o “II Encontro para Difusão da Ciência e da Cultura do Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Regional”.

O evento que recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital n° 004/2023, ocorrerá entre 16 de outubro e 10 de novembro, nos municípios de Codajás (localizado a 240 km de Manaus), Benjamin Constant (distante a 1.121 km da capital) e Manacapuru (a 68 km de distância de Manaus).

Segundo o coordenador da atividade, Carlos Filipe Guimarães, da Fundação Nilton Lins, a bioeconomia tem sido uma das principais atividades incentivadas no Amazonas, devido ao seu potencial sustentável, por isso a ideia do evento é engajar as próximas gerações a investirem no empreendedorismo, para que possam assumir o protagonismo, principalmente no interior do estado.

“O empreendedorismo não é somente criar um negócio inovador. É um perfil que precisa ser desenvolvido por qualquer profissional para que possa enxergar os desafios não como problemas, mas sim como oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Carlos Filipe, ao reforçar também a necessidade de promover desde cedo a cultura do empreendedorismo para os jovens.

Programação

Palestras sobre ciência, empreendedorismo e inovação, e como esses três temas se relacionam na resolução dos problemas regionais fazem parte da atividade “mão na massa”, onde os participantes aprenderão sobre ferramentas de ideação e criação de um modelo de negócio, a partir das ideias geradas.

“Serão disponibilizados materiais de papelaria customizados e conteúdos digitais sobre os temas abordados, que ficarão disponíveis em repositório online”, disse o coordenador.

Em Manacapuru ocorrerá um ciclo de palestras com especialistas em empreendedorismo e inovação. Em Codajás, a ação será realizada em conjunto com o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti). E em Benjamin Constant, com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e estudantes do ensino médio técnico do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Em Codajás e Benjamin Constant será realizado o Ideathon, um formato de evento cuja principal característica é apresentar ideias em curto período de tempo, e que irá reunir profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Baseados nas informações adquiridas através dos workshops, os participantes apresentarão ideias para uma banca formada com profissionais da região através do Demoday, que em Codajás ocorrerá na primeira edição da Mostra de Inovação Tecnologia e Ciência na Amazônia (Mitecam) e, em Benjamin Constant, dentro do segundo Workshop do Parque da Ciência e Tecnologia do Alto Solimões (PaCTAS). Os três grupos que se destacarem serão premiados.

Sobre o POP CT&I  

O programa é uma iniciativa da Fapeam, que visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecendo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

A edição 2023 da SNCT tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Conheça a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/