Início Amazonas Segurança | AM Ex-governador do Peru procurado pela Interpol é preso no Amazonas

Ex-governador do Peru procurado pela Interpol é preso no Amazonas

Luís Gullermo foi preso no Amazonas. Ele é acusado de crimes como organização criminosa, corrupção passiva e tráfico de influência. — Foto: Divulgação/PC-AM

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (24) o ex-governador peruano Luís Gullermo Hidalgo Okimura, de 71 anos, em Pauini, no interior do Amazonas. Luís estava foragido e é acusado de crimes como corrupção passiva, organização criminosa e tráfico de influência.

Os delitos teriam ocorrido enquanto ele ocupava o cargo de governador em uma província do Peru. Em 2022, Luís já havia sido detido no Acre, mas conseguiu fugir e permanecia escondido no Brasil.

O nome de Luís Gullermo constava na lista de procurados da Interpol, sob difusão vermelha, e um mandado de prisão contra ele havia sido emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após receber informações sobre seu paradeiro, a Polícia Federal acionou a 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Pauini, que localizou o foragido em uma residência no bairro São Francisco.

A prisão ocorreu sem resistência, e o ex-governador deve ser encaminhado às autoridades competentes para dar prosseguimento aos procedimentos de extradição.

Sair da versão mobile