Exposição da Prefeitura e Unfpa Brasil com foco na prevenção da gravidez na adolescência reabre na zona Norte

Expo Cuidado na Zona Norte. Foto: Divulgação

Após passar pela zona Leste, a “Expo do Cuidado” reabre ao público juvenil na escola municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga, na rua A, na comunidade Vale do Sinai, no bairro Cidade Nova, zona Norte, nesta quarta-feira, 20/3. A mostra interativa itinerante, com foco na prevenção da gravidez não intencional na adolescência, é realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio das pastas municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) Brasil.

Conforme a gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Rombaldi, a exibição oferece um espaço acolhedor aos adolescentes, que podem ficar mais confortáveis ao se informar e esclarecer dúvidas sobre corpo, saúde, relacionamentos respeitosos e direitos, além de refletir sobre temas como violência, comportamento e o que cada um deseja para o futuro. A mostra, que tem apoio da Organon e execução da Iaí Promoções, é voltada a adolescentes de 12 a 19 anos.

“Entendemos que os adolescentes precisam se sentir à vontade para se informar sobre esses temas, portanto a mostra foi pensada como espaço livre para que eles possam conhecer e tirar dúvidas sobre seus direitos, seu corpo, o que pode e o que não pode numa relação”, assinala.

Patrícia conta que, durante as visitações, conduzidas por profissionais de saúde da Semsa, os alunos da zona Leste conheceram também um pouco dos serviços disponíveis na rede básica. “Percebemos que os jovens conhecem pouco do que é oferecido na rede pública, e foi importante para eles saberem mais e tirar dúvidas com os profissionais de saúde. Reforçamos para eles que as unidades de saúde estão abertas para atendê-los a qualquer hora, mesmo sem ter um pai ou responsável presente”, relata.

Itinerante

A “Expo do Cuidado” ficará em cartaz na escola Eng. João Alberto Braga até 4 de abril. Em sua primeira parada, no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Artur Virgílio Filho, na zona Leste, a exibição recebeu um total de 778 visitantes, sendo 698 estudantes do Cime e 80 de uma escola vizinha, de 4 a 15 de março. A expectativa da mostra é de alcançar mais de 1.300 visitantes nos dois locais.

A mostra reúne cinco espaços/estações temáticas com atividades dinâmicas e conteúdos interativos: InfoZona – Conhecendo seus Direitos; Se Liga Aqui – Seu Corpo, suas Escolhas!; CuidaAí – Contracepção e Prevenção; Escolha+ – Explorando suas Opções; e Epicentro – Reflexões Coloridas. Ao todo, 60 profissionais da Semsa, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, atuam como monitores e pessoal de apoio.

Após a apresentação nas zonas Norte e Leste, a exposição será doada pelo UNFPA à Semsa Manaus, que irá levar a mostra interativa a outros espaços, em conjunto com a Semed. “Queremos levar a ‘Expo do Cuidado’ ao maior número de adolescentes possível, para que possamos reduzir os índices de gravidez não intencional nessa faixa etária”, antecipa Patrícia Rombaldi.

Temática

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência é aquela que ocorre entre jovens na faixa etária de 10 a 19 anos completos. A gestação tem impacto sobre as jovens mães, que precisam assumir responsabilidades e se dedicar quase que exclusivamente aos bebês, além de lidar com a falta de apoio e de preparo emocional.

Quinhentas mil meninas de 10 a 14 anos tornaram-se mães em 2021 em todo o mundo, de acordo com dados do UNFPA. No Brasil, conforme pesquisa recente do Ministério da Saúde, mais de mil bebês filhos de mães menores de 20 anos nascem a cada dia, sendo que 66% das gestações na adolescência são não intencionais.