Nas duas últimas semanas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou o abastecimento do serviço de Farmácia com sete tipos diferentes de medicamentos que são utilizados por pacientes em tratamento quimioterápico. Desde o dia 28 de janeiro, até esta quinta-feira (07/02), foram adquiridos carboplatina, enzalutamida, anastrozol, doxorrubicina lipossomal, sorafenibe, bicalutamida e mesna injetável, que estavam em falta desde o mês de novembro de 2018.
De acordo com o novo diretor-presidente da FCecon, médico mastologista Gerson Mourão, a aquisição de medicamentos e a reposição do estoque para o tratamento dos pacientes é prioridade da gestão, conforme determinação do governador Wilson Lima. A FCecon é referência na região Norte no tratamento de neoplasias malignas.
“Estamos atentos a situação atual da FCecon e resolvendo os casos identificados, conforme estabelecido pelo plano de trabalho. Estamos realizando o diagnóstico situacional dos setores que são prioridades e, à medida que ocorre, solucionamos o caso. O setor de Farmácia foi um deles, sendo o primeiro a ser vistoriado. Com isso, verificamos as demandas de medicamentos, pessoal e estoque. E, com o apoio da gerência de Farmácia, fizemos a aquisição dos fármacos”, explicou o diretor-presidente.
Médico há mais de 33 anos e ex-chefe do serviço de Mastologia da fundação, Gerson trabalhou nos atendimentos ambulatorial e cirúrgico da FCecon e afirma conhecer as demandas e estar sensível às necessidades dos pacientes que procuram os serviços da unidade hospitalar. “Além dos fármacos que foram adquiridos, outros medicamentos – como o paclitaxel e letrozol – também tiveram remessas entregues pelos fornecedores nas primeiras semanas do ano, no período entre 2 a 14 de janeiro”, lembrou.
Medicamentos – Os fármacos adquiridos atendem pacientes com diferentes tipos de cânceres, como o anastrozol e letrozol utilizados contra o câncer de mama; enzalutamida e bicalutamida – câncer de próstata; carboplatina – indicada para vários tipos de cânceres, em especial contra o câncer de pulmão, ovário e colo uterino; sorafenibe – usado no tratamento do câncer renal primário e câncer primário de fígado. Os fármacos doxorrubicina lipossomal, paclitaxel e a mesna injetável são recomendados a todos os tipos de paciente em tratamento contra o câncer.
Gerson Mourão ressalta que os empenhos para novas remessas dos medicamentos citados já estão em trâmite, com previsão para entrega até o final de março, garantindo um melhor serviço farmacêutico, com estoques que possam atender a demanda de atendimento da fundação. O serviço de Quimioterapia da FCecon atende, diariamente, cerca de 70 pacientes em tratamento dos mais diversos cânceres.
FOTOS: Beatriz Costa / FCecon