A Feira de Produtos Regionais do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), entregue nesta sexta-feira (03/03) pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), gera emprego e renda para as famílias que vivem ao longo da rodovia AM-254, a estrada de Autazes.
A nova edição está localizada no Km 06 e é a terceira a ser entregue em 2023 pela ADS. Com 50 feirantes cadastrados, a feira funcionará todos os sábados, das 6h ao meio-dia. A localização é estratégica, uma vez que a rodovia também é rota para outros municípios, como Autazes, Borba e Nova Olinda do Norte. No local, há uma variedade de produtos hortifrutigranjeiros, além de castanha, mini laranja, cacau, cupuaçu, tapioca e biribá, queijos e outros derivados do leite. Também há espaço para artesãos e café regional.
Durante a cerimônia de entrega da estrutura, o titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães, destacou o compromisso do Governo do Amazonas com a diversificação da matriz econômica do Estado. Um dos fatores que impulsionaram a produção rural na região foi o asfaltamento do Ramal do 11, realizado pela Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura).
“A comunidade se fortaleceu muito com o asfaltamento. Eles tinham produção, mas não tinham como escoar. E graças a essa política de valorização do setor primário foi possível, não só fazer o asfaltamento e garantir o escoamento da produção, como também, por meio da ADS, fazer essa feira. É uma feira de economia criativa para pequenos produtores, agricultores familiares, que agora podem vender a sua produção diretamente para o consumidor”, salientou o secretário.
Após a pavimentação do ramal, o agricultor Adelson Júnior, de 48 anos, conseguiu aumentar sua produção de ovos de 1 mil unidades para 7 mil. Com a entrega da Feira de Produtos Regionais, o escoamento será ainda melhor e irá gerar mais renda para o sustento de sua família.
“Essa feira vem desenvolver muito a estrada de Autazes, porque toda produção que a gente tinha era levada para outras localidades. Hoje não, essa feira, além de atender outros distritos, a nossa produção vai ficar dentro do nosso distrito de Bom Jesus. Com isso, vai facilitar também as vendas nos finais de semana, tem o público vindo de Manaus, os turistas pra gente alavancar ainda mais as nossas vendas”, disse.
Além de ser favorável para os produtores, os moradores da estrada e dos ramais no entorno também comemoram a nova opção de compra de produtos frescos e de qualidade. Esse é o caso da professora aposentada Graciete Reis Lins, de 73 anos, que mora na altura do quilômetro 4.
“Muito boa, a comunidade estava precisando de uma feira dessa. Toda semana, a gente participa da comunidade, eu estou aqui perto da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E a gente sempre vai convidar os participantes da igreja para virem prestigiar”, contou.
Também participaram da inauguração da feira, o diretor técnico da ADS, Leandro Goes, a presidente da Associação Arumã, Ana Maria Peixoto, os vereadores do município Antônio Teixeira, Tay Lira e Marcelo Filizzola.
Com a estrutura mantida pelo Governo do Estado, as Feiras de Produtos Regionais geram emprego e renda para mais de 600 agricultores do Estado, sendo 250 somente em Manaus.