O Feirão do Pescado, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), encerrou nesta sexta-feira (07/04) com resultados acima da expectativa. A oferta de peixes de qualidade e com valores mais acessíveis atraiu cerca de 36,5 mil pessoas durante os três dias, movimentando mais de R$ 2,3 milhões, com a venda de 163,1 toneladas de pescado.
O resultado foi considerado positivo pela ADS, responsável pela coordenação da ação. A diretora-presidente do órgão, Michelle Bessa, destaca a importância do apoio do governo ao fornecer toda a estrutura e a logística para a realização do evento.
“A grande participação do público demonstra o excelente resultado deste evento, que fomenta o mercado e garante um pescado com valor acessível à população. Assim, os dois lados ganham e a economia local cresce. Esta iniciativa oferece à população um produto saudável, fresco e de preço justo, que além de dar oportunidade ao produtor de ter uma infraestrutura adequada para sua comercialização, também o aproxima do consumidor final”, avaliou a presidente.
O evento ofereceu peixes do tipo tambaqui, matrinxã e pirarucu, além espécies miúdas como pacu, sardinha, jaraqui, acará-açu e opções de peixes lisos e filés processados de tucunaré, aruanã e pescada. A comercialização de peixes surpreendeu os piscicultores participantes do Feirão do Pescado.
“Superou nossas expectativas. Pensamos vender 4 toneladas de peixe e diante da alta demanda, vendemos 8 toneladas nas três feiras. Estamos contentes com o resultado e em vermos a satisfação dos clientes com a qualidade do nosso produto. De fato, essa mobilização nos ajuda muito, enquanto produtores”, informou o proprietário da Piscicultura AS Guedes, em Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus), Adson Guedes.
A população que procurou peixes durante o feriado religioso adquiriu diversas espécies de pescado direto dos piscicultores, em três pontos da cidade, com a garantia de preço justo e produtos de qualidade. O amazonense Luiz Ribeiro esteve entre os consumidores que aproveitaram as ofertas.
“Tudo muito fresquinho. Gostei das opções de pescado, do atendimento e da infraestrutura. Agradeço ao Governo do Estado por esta iniciativa”, declarou o consumidor.
A edição do Feirão do Pescado foi realizada na Arena Amadeu Teixeira, Zona Centro-Sul; Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Zona Norte; e Centro Cultural Povos da Amazônia, Zona Sul.
Serviço
As tradicionais Feiras de Produtos Regionais da ADS não funcionarão neste fim de semana (08 e 09/04). As edições voltam a ser realizadas na próxima terça-feira (11/04).