Início Amazonas Feirão do Pescado Especial Semana Santa promovido pela Sepror será realizado em...

Feirão do Pescado Especial Semana Santa promovido pela Sepror será realizado em quatro endereços neste ano

FEIRÃO

Neste ano, o Feirão do Pescado, promovido pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), será realizado em quatro endereços: no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, zona centro-sul; na alameda do Samba, bairro Alvorada, zona centro-oeste; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte; e no estacionamento da sede do Sebrae, unidade Aleixo, zona centro-sul.

A definição dos locais e das datas aconteceu na manhã desta quarta-feira (13/03), durante a primeira reunião do Sistema Sepror com os participantes do Feirão do Pescado para definir a programação do evento, que será realizado entre os dias 16 e 19 de abril. O encontro ocorreu no auditório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

O evento atrai centenas de visitantes todos os anos em Manaus e movimenta mais de R$ 1,5 milhão de reais em pescado regional. “Durante a feira, o pescador e o piscicultor vendem seu produto direto para o consumidor final, onde a gente consegue reduzir o preço e apresentar um produto de melhor qualidade, já que tiramos o intermediário do processo de compra e venda do peixe”, explica o chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Tomás Sanches.

O piscicultor de Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus), Johames Guimarães, produz tambaqui curumim, um peixe de cinco meses e na faixa de 450, 500 gramas. Para ele, a Feira do Pescado é um bom negócio para o mercado. “Eu já participo do feirão há cinco anos. É uma ótima oportunidade para fazer negócio, onde eu mesmo comercializo, mostro o meu produto e a qualidade dele. Eu não tenho atravessador, logo, o preço que ponho no produto é abaixo do mercado. Eu espero que neste ano seja melhor que o ano passado, que já foi muito bom e quando vendemos 1 tonelada e meia de curumim”, lembrou Johames.

Estrutura – Cada feira vai contar com 20 participantes, totalizando 80 expositores de pescado. Toda a estrutura necessária para a realização do evento como tendas, expositores, banheiros químicos, iluminação, climatizadores e outros serviços estão sendo providenciados pela ADS. A Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), juntamente com a Sepror, está responsável pela logística de transporte e armazenamento dos produtos.

A próxima reunião onde serão definidos o layout e a tabela de preços do pescado, está marcada para o dia 20 de março, às 9h, no auditório da Adaf.

Credenciamento – Para participar do Feirão do Pescado Especial Semana Santa, basta se dirigir à sede da Sepror, na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, Japiim, zona sul, e apresentar os seguintes documentos: Pessoa Física – Carteira de produtor e Licença Ambiental de Operação da Piscicultura e Pessoa Jurídica – Estar regularizado junto à Adaf com Selo de Inspeção Estadual (SIE) e possuir nota fiscal do produtor garantindo que o pescado foi adquirido no Amazonas.

 

 

FOTOS: DJALMA JUNIOR/SEPROR

Sair da versão mobile