A Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), com realização do Instituto Piatam e Suframa e produção da Ekco Produções, acontece no período e 27 a 29 de novembro, das 14h às 22h, no pavilhão do Studio 5.
A fesPIM surgiu com a finalidade de mostrar a importância e o potencial do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para o país, ressaltando que é possível o desenvolvimento econômico a partir do uso de recursos naturais de maneira correta. Para Alexandre Rivas, presidente do Instituto Piatam, a Feira tem por conceito aliar sustentabilidade e tecnologia, incentivando iniciativas sustentáveis para geração de emprego e renda.
“O projeto busca mostrar a importância do PIM não somente para a região amazônica, mas para todo o país em relação ao desenvolvimento econômico a partir do uso de recursos naturais de maneira correta. Queremos mostrar ainda que é possível fazer uma parceria público-privada. Não existe nenhum recurso público por dentro desse processo e no entanto, quem vai se beneficiar com isso é o Estado, bem como Polo Industrial de Manaus”, destaca Rivas.
Durante os três dias, as startups Descarte Correto e Trocados estarão em parceria recebendo material de informática, em um local na entrada do evento, e o peso desse material será revertido em crédito no aplicativo do Trocados, no stand do Piatam.
O aplicativo Trocados é uma plataforma que permite que o comércio passe o troco para consumidor apenas com o número do celular, em que o cliente pode ter acesso a serviços digitais. Já a Descarte Correto é uma empresa social especializada na gestão de resíduos tecnológicos.
A empresa implementa centro digitais em comunidades carente, com o material que é descartado.
No primeiro dia da Feira, 27 de novembro, às 20h, será realizado olançamento da campanha crowdfunding, intitulada “Banco de Sementes da Amazônia: Investindo no banco da vida”, que tem o objetivo de criar o Banco de Sementes da Amazônia, para atender ao restauro florestal demandante neste bioma, por meio da produção de sementes florestais de qualidade para diversos fins ambientais.
O gerente operacional, Laerte Nogueira, explica que a campanha pretende captar o valor de 2 milhões.
“Esse valor é para a reforma estrutural do prédio onde atualmente funciona, na aquisição de tecnologia para aperfeiçoar as pesquisas em sementes florestais, na elaboração de subsídios para a organização da cadeia produtiva de sementes florestais na Amazônia, e no desenvolvimento de um mecanismo de negócio que favoreça o impulsionamento econômico do setor florestal e fundamente uma estratégia financeira para fomentar o restauro e o seu monitoramento”.
O lançamento do e-book “Diagnose e descrição do setor florestal no Estado do Amazonas”, sob a coordenação técnica do doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Gonçalves e do diretor executivo do Instituto de Avaliação, Pesquisa, Programas e Projetos Socioambientais Alexandre Brasil, com apoio de diversas instituições, será realizado no dia 28 de novembro, às 20h, no stand do Instituto Piatam.
Durante o lançamento será disponibilizado o QR Code e as pessoas poderão baixar e-book.
O tema floresta desperta a atenção de dezenas de segmentos, em especial se tratando de Amazônia.
Entender o setor florestal e sua complexidade é fundamental para delinear uma política Florestal e programas associados a ela, ao mesmo tempo que será possível estabelecer estratégias e prioridades em um horizonte de planejamento.
Sérgio explica que, neste sentido, “procurou-se evidenciar nesta publicação um quadro situacional em relação a caracterização legal e institucional do setor no Amazonas, principalmente para nortear as necessidades para uma gestão florestal, e a incorporação de sugestões para os delineamentos para formulação de uma Política Florestal para o Estado do Amazonas”.
A Empresa Júnior do Curso de Engenharia Florestal (Emcof) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estará também presente no stand do Piatam durante os três dias de evento. Na oportunidade, o presidente da empresa.
José Magalhães, explica que a Emcof surgiu com o propósito de desenvolver negócios de forma sustentável e de alto impacto na região. “A Empresa é gerenciada por acadêmicos de Engenharia Florestal da Ufam e, por meio de nossas consultorias na área florestal e ambiental, auxilia seus stakeholders a alcançar mais e melhores resultados a um preço justo e de qualidade”.
Com informações a assessoria