A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 24/2, o primeiro Fórum de discussão voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul. O evento abriu a temporada de encontros, que serão mensais, com temáticas diferenciadas, promovendo um amplo diálogo com pessoas envolvidas na modalidade, alinhando estratégias pedagógicas, principalmente com assessores, gestores e coordenadores.
Entre as temáticas a serem abordadas no decorrer do ano, estão: EJA, cultura, diversidade e inclusão; Interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos; criatividade e motivação; a educação de jovens e adultos em espaços não formais, dentre outras.
O assessor pedagógico da Subsecretaria de Gestão Educacional (SSGE) da Semed, Luiz Feijão, destacou a importância dos Fóruns para efetivação de melhorias na EJA na rede municipal de ensino.
“Esse momento movimenta a Educação de Jovens e Adultos, no sentido de trabalharmos de forma sistemática, além de ser algo extremamente dinâmico. Todas as pessoas que estão aqui envolvidas diretamente com esse trabalho estarão construindo toda essa metodologia, abordagem e aspectos que serão trabalhados no campo da EJA“.
“Observamos a necessidade de estabelecermos momentos de diálogos entre a gerência e os assessores pedagógicos que atuam diretamente frente aos professores de EJA nas escolas, no sentido de estarmos aptos a subsidiar e contribuir com a evolução do trabalho pedagógico específico dessa modalidade de ensino”, disse a gerente da Educação de Jovens e Adultos da Semed, Alina Bindá.
Para Ádria Nascimento, coordenadora da EJA da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, os Fóruns podem ser caracterizados como momentos oportunos para expor experiências que deram certo em escolas que trabalham com Educação de Jovens e Adultos.
“A EJA atua para trazer de volta ao ambiente escolar pessoas que estão fora da sala de aula, então esse momento é muito oportuno e necessário, porque nesse Fórum discutimos meios e experiências para verificar esse formato de ensino, bem como poderíamos configurar para melhorar o processo. Então essas discussões irão fortalecer e ampliar as discussões de modo muito positivo”, afirmou.