Atos Vinicius tinha apenas 2 anos de vida quando foi diagnosticado com leucemia. Ao longo de sua batalha, entre as sessões de radioterapia e quimioterapia, a família do pequeno encontrou no Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC-AM), o apoio necessário para seguir em frente. Apoiada pelo Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a instituição é referência em atendimentos socioassistenciais para famílias em luta contra o câncer infantojuvenil.
A mãe de Atos, Géssica Jorge, de 35 anos, veio do interior do Amazonas com o filho e afirma que o GACC-AM foi fundamental para a vitória contra a doença. Em outubro de 2022 a família recebeu alta e, agora, após 12 anos de luta, o garoto se prepara para tocar o tão sonhado sino da cura.
“O GACC é um verdadeiro suporte, principalmente para quem vem do interior como nós. Em 2010 começamos o tratamento e ficamos sempre hospedados aqui. Hoje nós estamos apenas tratando as sequelas que o câncer deixou, a pior parte já passou”, comemorou.
Referência em atendimentos socioassistenciais na luta contra o câncer infantojuvenil, o GACC atende mensalmente mais de 300 crianças com alimentação nutricional, hospedagem, transporte e acompanhamento psicológico.
Por meio do FPS, a instituição recebeu do Governo do Amazonas, nos anos de 2019 e 2021, mais de R$ 256,8 mil em fomentos por meio de edital. O recurso foi utilizado para a aquisição de um veículo de sete lugares, ampliação do call center e reforma de dormitórios, conforme explicou a coordenadora de projetos da instituição, Flávia Batista.
“A gente sabe que é muito complicado uma criança que faz quimioterapia fazer o uso de transporte coletivo. Então nós ofertamos esse serviço por meio do veículo adquirido com apoio do FPS. Se não fosse essa parceria não conseguiríamos dar seguimento aos nossos serviços”, explicou.
Em 2022, o GACC foi novamente contemplado em termo de fomento e, agora, se prepara para receber R$ 150 mil para aquisição de placas solares. O Governo do Estado iniciou o pagamento do edital em janeiro deste ano, e as instituições serão alcançadas de forma gradual.
“Essa parceria do FPS, do Governo do Estado, é de suma importância para as instituições, porque a gente sabe como é difícil a captação de recursos para manter os serviços, para que as atividades do GACC não parem. A gente só tem a agradecer por esse olhar com as instituições”, completou Flávia.
Diagnóstico precoce
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado neste sábado (04/02), o GACC destaca a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura contra a doença. Na presença de sintomas, deve-se buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.
Para as famílias que se descobrem diante de um diagnóstico de câncer, Géssica Jorge aconselha não perder o ânimo durante o tratamento. “Não desista, não se entregue. Mesmo que os médicos falem algumas coisas que às vezes nos machucam, é Deus quem dá a palavra final, então tenha força e perseverança que a vitória sempre vem”, encoraja.
FOTOS: Breno Brandão/FPS