Início Manaus Gestão David Almeida revoluciona transporte público de Manaus com primeiro ônibus elétrico

Gestão David Almeida revoluciona transporte público de Manaus com primeiro ônibus elétrico

Foto: Dhyeizo Lemos e João Viana

Manaus inaugura um novo capítulo com a introdução do primeiro ônibus integralmente elétrico a prestar serviços no sistema de transporte público da cidade. A entrega foi feita pelo próprio David Almeida, prefeito de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em colaboração com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).

Denominado ‘PreservAR’, esse veículo representa o pioneiro de uma série de ônibus que ressaltarão ainda mais o compromisso da Prefeitura de Manaus com a preservação do meio ambiente. A entrega oficial do veículo aconteceu hoje, segunda-feira, 4 de setembro, nas instalações da empresa Mardisa Veículos, localizada na Av. Torquato Tapajós, 2651, no Bairro da Paz, próximo à entrada da Avenida Max Teixeira.

Foto: Dhyeizo Lemos e João Viana

“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, enfatizou Almeida.

Este veículo ostenta um design que evoca a imagem de uma onça-pintada e se consagra como um agente de transformação no processo de redução das emissões de carbono na atmosfera e no zelo pelo meio ambiente, abraçando o lema “eu sou amigo da Amazônia”. Ele é fabricado pela empresa Eletra e está programado para entrar em operação agora no mês de setembro, servindo a rota 616, que atende à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Estamos vivenciando um momento histórico na cidade de Manaus, no que se refere a mobilidade urbana. Hoje, com a chegada do primeiro ônibus elétrico, a Prefeitura de Manaus entra para a era de tecnologia, graças ao apoio importante e parceria com o governo do Estado, que permitiu a chegada do primeiro (ônibus). Outros virão, para que a gente possa melhorar a frota e dar esse padrão de modernidade ao transporte público da cidade de Manaus”, destacou Rotta.

Quanto às suas especificações técnicas, este veículo elétrico dispõe de uma carroçaria Caio Millennium com 12 metros de comprimento, suspensão integralmente pneumática da Mercedes-Benz O 500 U, e sistema de ar condicionado, garantindo o máximo conforto aos passageiros. Sua capacidade acomoda 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço destinado a uma cadeira de rodas. A sua autonomia pode alcançar até 250 km.

Foto: Dhyeizo Lemos e João Viana

Paralelamente à aquisição do ônibus elétrico, a administração municipal também empreende outras iniciativas em prol do meio ambiente.

Uma delas envolve a compra de veículos equipados com a tecnologia BlueTec 6, em conformidade com a atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6), visando à redução das emissões de gases poluentes. Somente neste ano, foram adquiridos 125 ônibus da marca Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Integração, Vega, Coroado, Via Verde e São Pedro, todos equipados com a tecnologia BlueTec 6.

Essa tecnologia compreende uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz, resultando em um sistema de pós-tratamento de emissões composto por três módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva).

A atuação conjunta desses três componentes possibilita o cumprimento dos requisitos do Euro 6, efetivamente reduzindo as emissões de poluentes.

Sair da versão mobile