Inaugurado há quinze dias e já batendo recordes de visitantes, o parque Gigantes da Floresta, um projeto da Prefeitura de Manaus com concepção arquitetônica e urbanística do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), recebeu uma visita técnica do instituto nesta quinta-feira, 18/7.
A inspeção teve como objetivo verificar a manutenção e operação do espaço, que tem atraído um grande público para seus mais de 18,4 mil metros quadrados e seus seis cenários cênicos, abrigando mais de 80 animais e espécies da flora amazônica. O parque fecha para manutenção e ajustes às segundas e terças-feiras.
Esses serviços incluem pintura, pequenos reparos e instalação de novos degraus para os escorregadores, além de corrimões para acesso às rampas de saída nos brinquedos da praça molhada, que é centrada pela “Árvore da Vida”. Também foram instaladas placas de sinalização dos pontos de entrada e saída da praça molhada, a maior de Manaus, com 3,6 mil metros quadrados e uma lâmina d’água de 25 centímetros de altura.
Diante dos recordes de público, com mais de 42 mil visitantes apenas no sábado (13), a manutenção foi intensificada para garantir a melhor experiência para os frequentadores. Parte dessas medidas inclui a troca semanal da água da praça molhada, além da lavagem da piscina.
“A visita foi para verificar os ajustes e o funcionamento do parque, bem como inspecionar o cenário dos insetos, aves e o orquidário, que ainda está em construção na segunda fase do Gigantes. Com a alta demanda, fizemos uma melhor distribuição na área, com rampas exclusivas para entrada e saída, todas sinalizadas. Isso facilitará a movimentação e acessibilidade”, explicou Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do Implurb.
Gestão do Parque Gigantes da Floresta conta com uma área administrativa e um sistema de monitoramento de segurança, gerido pela Semseg. Equipes de monitores auxiliam e orientam os visitantes, indicando rotas e cuidados para o uso seguro e divertido das crianças nos cenários do parque. O espaço possui banheiros masculinos, femininos, para PcDs, banheiro família e fraldário.