Governador Wilson Lima anuncia internet de alta qualidade para Tabatinga, em parceria com a Anatel

Foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima, em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou a implementação de uma rede de internet de alta qualidade para o município de Tabatinga, situado a 1.108 quilômetros de Manaus. O anúncio ocorreu durante o evento “Conectividade na Amazônia” realizado em Manaus nesta quarta-feira (20/09).

Durante o evento promovido pela Anatel, o governador enfatizou a importância da parceria entre o Estado e a agência federal na expansão da conectividade na região amazônica. Essa iniciativa tem como objetivo disponibilizar uma rede de alta qualidade que estará operacional em Tabatinga até o início de 2024, de acordo com a Anatel.

Wilson Lima destacou que a conectividade de qualidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento e integração das regiões e cidades amazônicas, permitindo aprimorar serviços em áreas essenciais como educação, saúde e segurança.

Foto: Diego Peres

Segundo a Anatel, a instalação de cabos de fibra óptica fluvial em Tabatinga está prevista para ocorrer entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, dependendo do nível do rio. Isso possibilitará a criação de uma rede que se conectará com a cidade colombiana de Letícia.

Carlos Baigorri, presidente da Anatel, informou que o governo do Peru também demonstrou interesse em se conectar a essa rede, criando um importante polo de conectividade na tríplice fronteira. Além disso, os cabos de fibra óptica passarão por vários municípios ao longo do caminho de Tefé até Tabatinga, melhorando a resiliência da rede e fornecendo conectividade para comunidades ribeirinhas.

O evento “Conectividade na Amazônia” faz parte dos esforços para impulsionar a infraestrutura de comunicações na região amazônica. Isso inclui a implementação de redes de fibra óptica ao longo dos rios e a conexão de estabelecimentos públicos, como escolas, hospitais, bibliotecas e instituições de segurança pública.

O Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), estabelecido em novembro de 2021, busca fornecer serviços de banda larga de qualidade à população da Amazônia. As infovias, como parte desse programa, visam expandir a infraestrutura de comunicações na região, com o objetivo de atender às necessidades de diversas políticas públicas, incluindo telecomunicações, educação, saúde e justiça.

O Programa Norte Conectado, do Governo Federal, também está envolvido na expansão da infraestrutura de comunicações na região amazônica, por meio da instalação de cabos de fibra óptica subfluvial. Isso visa atender a várias políticas públicas, incluindo educação, pesquisa, saúde, defesa e justiça, bem como a integração com países da Pan Amazônia.