Início Amazonas Meio Ambiente | AM Governador Wilson Lima fortalece parcerias sustentáveis com delegações da Alemanha para preservação...

Governador Wilson Lima fortalece parcerias sustentáveis com delegações da Alemanha para preservação da Amazônia

Foto Diego Peres

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu delegações da Alemanha, lideradas pelo Mh, e por parlamentares, para fortalecer parcerias e apresentar os avanços do estado em iniciativas de economia sustentável e preservação ambiental. A Alemanha, que se destaca como um dos maiores investidores em sustentabilidade no Amazonas, tem colaborado ativamente no combate às queimadas e em projetos de preservação da floresta.

Durante o encontro, o governador expôs projetos sustentáveis desenvolvidos no estado, como o programa Guardiões da Floresta, a Escola da Floresta e iniciativas de estruturação do mercado de carbono. Wilson Lima também destacou a importância econômica e ambiental da Zona Franca de Manaus, das subvenções para cadeias produtivas locais, e dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Lauterbach elogiou os avanços do Amazonas e ressaltou a relevância global desses projetos, afirmando que as ações não apenas beneficiam o Brasil, mas também contribuem para a preservação do bioma amazônico, essencial para o clima mundial.

ministro da Saúde, Karl Lauterbac

Após a reunião com o ministro, Wilson Lima também se encontrou com membros da Comissão Parlamentar de Ação Climática e Energia do parlamento alemão, que discutiram novas possibilidades de cooperação nas áreas de preservação ambiental e apoio às comunidades amazônicas. A visita foi vista como um reforço à sólida parceria entre o Amazonas e a Alemanha, que já impulsionou projetos como a Torre Atto em São Sebastião do Uatumã, um importante centro de monitoramento ambiental.

Entre as parcerias mais notáveis, o projeto Floresta em Pé, parte do programa de Florestas Tropicais do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), visa o combate às queimadas e apoio aos brigadistas no estado. Em janeiro deste ano, a visita do presidente alemão Frank-Walter Steinmeier a Manaus reforçou o comprometimento do país com o Fundo Amazônia e consolidou ainda mais o apoio ao desenvolvimento sustentável da região.

A Torre Atto, por exemplo, tem fornecido dados cruciais para o monitoramento das condições climáticas e biológicas da floresta amazônica desde 2015, fruto da cooperação científica entre os dois países. Wilson Lima enfatizou que esses acordos são essenciais para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável no estado e reforçam o papel do Amazonas na conservação ambiental em escala global.

Sair da versão mobile