Dando continuidade aos negócios transfronteiriços entre as nações que compõem a Caricom (Mercado Comum e Comunidade do Caribe), o Governo de Roraima recebeu nesta segunda-feira, 10, a visita da embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson buscando estreitar o mercado econômico entre os povos na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Na oportunidade, o governador Antonio Denarium recebeu a comitiva internacional no Palácio Senador Hélio Campos. Participaram ainda secretários estaduais, empresários, presidentes de associações e cooperativas de Roraima.
Para o governador, a aproximação de Roraima com os mercados caribenhos impulsiona o crescimento econômico regional.
“Este novo encontro é mais um passo no nosso trabalho de viabilizar o escoamento da produtividade estadual com os países próximos do nosso Estado. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento roraimense que vai nos permitir continuar investindo e gerando oportunidades de trabalho e renda”, declarou Denarium.
A embaixadora Tonika Sealy-Thompson avaliou a importância do esforço de Roraima e Barbados fomentando o desenvolvimento.
“Construir relações comerciais com bons parceiros é o nosso intuito, onde consigamos alinhar os mercados, favorecer treinamento técnico e recursos humanos, além de promover intercâmbio linguístico em uma troca de experiências que seja duradoura e tenha resultados concretos e de curto prazo”, frisou.
O crescimento das áreas plantadas, infraestrutura e o estímulo ao agronegócio também foi discutido com a embaixadora Tonika.
“Diante do potencial roraimense, nosso setor primário tem se multiplicado a cada ano, e na relação com Barbados, já estamos iniciando o processo de exportação de mercadorias para compor as demandas da ilha, onde são concentrados 67% da economia nos serviços turísticos”, informou o secretário titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Emerson Baú.
Ele destacou ainda o desempenho do Governo estadual na atração de novos investidores ampliando a infraestrutura roraimense.
“Nosso maior desafio é o escoamento da produção estadual passando pela Guiana, onde as estradas naquela região ainda estão recebendo asfaltamento e vão ganhar novas pontes até Georgetown. Isso vai facilitar o tráfego de Roraima direto aos países caribenhos e vamos poder exportar carnes, frutas e grãos. Isso sem falar em uma oportunidade logística sem precedentes para o turismo”, explicou.
A programação da comitiva em Roraima segue até quarta-feira, 12, com visitas técnicas a propriedades rurais de citricultura, fruticultura, pecuária, suinocultura e grãos.