Governo de Roraima inicia busca pelos pacientes da fila de cirurgias eletivas

Recadastramento de Cirurgias Eletivas. Foto: Secom RR

Nos próximos 15 dias, equipes do Governo de Roraima farão a busca ativa por pacientes que ainda aguardam por cirurgia eletiva. A medida faz parte de uma parceria firmada entre a Sesau (Secretaria de Saúde) e SeCidades (Secretaria das Cidades). Ao todo, 100 servidores devidamente identificados farão esse recadastramento que inicia nesta terça-feira, dia 15 de março.

Estão cadastrados 11.473 procedimentos cirúrgicos, o que não quer dizer que representa a quantidade de pacientes, uma vez que há pessoas com duas ou mais cirurgias registradas na fila de espera do Sistema Único de Saúde.

Desse total, 1.519 procedimentos são só do interior. Os servidores que vão atualizar esse dado vão percorrer as residências de cerca de 5.913 pessoas com idade entre 18 e 90 anos, em Boa Vista e no interior.

“Nós temos este plano de zerar essa fila de cirurgias eletivas, em especial aquelas de maior predominância, como as ortopédicas, de hérnia, entre outros procedimentos. Com a inauguração do novo HGR, contratação de empresa para realizar cirurgias, compra de insumos e equipamentos, iremos promover uma verdadeira revolução na saúde do nosso Estado”, disse o governador Antonio Denarium.

Segundo o titular da SeCidades, Edécio Júnior, a princípio, os 100 servidores da pasta farão a busca ativa pelos pacientes na capital, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, com equipe extra para o sábado, nos próximos 15 dias.

“A ideia é que cada a gente visite, por dia, um total de 15 pacientes que estão na fila de espera. Os servidores estarão identificados com a camiseta identificando o Governo do Estado e crachá”, afirmou.

Baixa procura pelo aplicativo

Segundo o coordenador Geral de Regulação, Avaliação, Auditoria, Controle e Sistema do SUS, Eliakin Terminelle dos Santos, apenas 500 pessoas acessaram o app Zera Fila RR para atualizar o cadastro no sistema até o dia 11 de março.

Para reforçar a procura por esses pacientes, a Sesau abriu pontos de recadastramento, sendo eles o CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), de segunda a sexta das 16h às 21h, na Central de Marcação de Exames e Consultas, também de segunda a sexta, das 15h às 20h e nas unidades hospitalares da capital, no caso dos pacientes do interior. Apesar disso, apenas mil pessoas foram recadastradas.