Na tarde desta terça-feira, dia 3, o Governo de Roraima iniciou a distribuição de notebooks para as escolas localizadas no Interior (urbanas e rurais) e em comunidades indígenas. A ação integra a política pública de investimento em tecnologia educacional.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinadas pelo senador Telmario Mota, na ordem de R$ 3,5 milhões, mais contrapartida do Tesouro Estadual.
“Como parte dos investimentos em tecnologia educacional, agora estamos fazendo a entrega de notebooks para auxiliar as atividades dos professores e coordenadores pedagógicos nas escolas da rede. Os equipamentos vão integrar o patrimônio das instituições de ensino”, destacou o governador Antonio Denarium.
Foram adquiridos 692 notebooks e serão distribuídos de forma proporcional ao tamanho das escolas e ao número de professores. Os equipamentos são destinados à escola, para utilização de professores e equipe pedagógica, como forma de auxiliar na organização das atividades educacionais e como apoio para o laboratório de informática.
Escolas indígenas foram as primeiras a receber os equipamentos
As primeiras entregas ocorreram no município do Cantá, onde foram distribuídos 57 notebooks.
As Escolas Estaduais Indígenas Tuxaua Luiz Cadete, na comunidade Canauani, Sizenando Diniz, na comunidade Malacaxeta, e Edinilson Lima Cavalcante, na Tabalascada, receberam sete notebooks cada.
“Estávamos precisando desse material, vai facilitar nosso trabalho, na organização dos nossos planejamentos e outras atividades. Esses notebooks são muito bem vindos para nós”, disse Ananias Costa de Lima, coordenador pedagógico da Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz.
Na Escola Estadual José Aureliano da Costa, na sede do Cantá foram entregues 15 notebooks. Na Vila Central, a Escola Estadual Antonio Augusto Martins recebeu cinco equipamentos. Nas escolas estaduais Professora Genira Brito, na Vila Felix Pinto, e Otília Pinto, na Vila União, foram entregues oito notebooks em cada.
Participaram das entregas as equipes da Seed do DGE (Departamento de Gestão Escolar), GTIC (Gerência de Tecnologia, Informação e Comunicação) e Diei (Divisão de Educação Escolar Indígena).
“Esses equipamentos são fruto de emenda parlamentar do ano de 2020, que conseguimos licitar. Os notebooks vão apoiar tanto a parte administrativa quanto os laboratório de informática das escolas. Hoje, Roraima já tem e oportuniza aos seus alunos o que há de melhor em tecnologia para melhorar o processo educacional”, ressaltou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.
A secretária lembrou os mais recentes investimentos do Estado na área de tecnologia educacional como a aquisição de 21 mil tablets para alunos e professores do Ensino Médio, 165 kits de robótica para 15 escolas da Capital e Interior, além dos Laboratórios Didáticos Móveis destinados às cinco escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral no Estado.