Com o intuito de desenvolver a agricultura no Estado e aproximar as grandes instituições financeiras, o Governo de Roraima, por intermédio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), fomenta a produção no campo por meio do crédito rural.
“O objetivo é possibilitar a aproximação do homem do campo com as agências bancárias, para que ele consiga obter as linhas de crédito tão necessárias para expandir sua produção”, destacou o governador Antonio Denarium.
De acordo com o presidente do Iater, Marlon Buss, o Instituto irá atuar de forma contínua para que todos os produtores possam ser alcançados.
“Nós pretendemos levar ao homem do campo, o agricultor familiar, uma estrutura nova, com o custeio agrícola, investimento para melhorar as suas condições de trabalho e, com isso, conseguir melhor produtividade. Estamos dimensionando esse volume. A meta é chegarmos a até R$50 milhões, por meio da Desenvolve Roraima e de outras instituições financeiras”, frisou Buss.
O gerente de Crédito e Incentivo Fiscal, José Roberto da Silva, explica o que o produtor rural pode esperar do trabalho do Iater para captar recursos.
“Hoje, com a reunião que realizamos, fechamos todas as metas que temos, vamos iniciar o ano com todos os agentes financeiros, e o produtor pode esperar com certeza que conseguiremos atender a todos. Recurso tem, o Governo Federal disponibilizou as agências financeiras como o Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o nosso Governo do Estado, por meio da Desenvolve Roraima, também disponibiliza recursos para que possamos atender a agricultura familiar”.