O pedreiro Zedequias Batista, 40 anos, vítima de acidente de trânsito ocorrido na última quinta-feira (17/10), realizou o procedimento que necessitava neste sábado (19/10), no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, durante a programação intensificada de cirurgias ortopédicas, realizada pelo Governo do Amazonas nos finais de semana.
“Aconteceu um acidente comigo, fraturei o pulso e através desse projeto fiz logo a cirurgia. Aqui fui bem atendido, me auxiliaram bastante. Agora, a minha meta, por ser um trabalhador, é ter uma recuperação rápida e voltar para as minhas atividades”, afirmou.
O 28 de Agosto, que passou por um processo de revitalização, ganhando 50 novos leitos, é uma das unidades incluídas na programação especial de cirurgias ortopédicas, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) nos finais de semana (sábado e domingo). Também participam a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e o HPS Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo. O 28 de Agosto atende pacientes da unidade e do HPS João Lúcio Pereira Machado, nessa programação de fim de semana.
Desde que a programação iniciou, em maio, já foram realizadas 810 cirurgias, fora as que são executadas normalmente, durante a semana. Neste final de semana, serão realizados 35 procedimentos, sendo 15 somente no HPS 28 de Agosto. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, diz que a expectativa é chegar até final de outubro com 845 cirurgias realizadas, no total.
“Esta é uma ação que faz parte do Programa Saúde Amazonas que tem como objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços da rede pública. Começamos em maio, mês alusivo ao combate a acidentes de trânsito, que é uma das maiores demandas cirúrgicas nas unidades de urgência e emergência no Amazonas. Com essa intensificação, conseguimos dar ainda mais celeridade aos procedimentos de média e alta complexidades”, ressaltou.
Ainda de acordo com Nayara Maksoud, além da intensificação aos sábados e domingos, durante a semana são realizadas cirurgias ortopédicas, regularmente, no Platão Araújo, 28 de Agosto e no HPS João Lúcio Pereira Machado. Nessas três unidades, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 3.391 cirurgias ortopédicas. “Somado aos procedimentos aos finais de semana, já são 4.201 pacientes atendidos nessa área”, observou a secretária Nayara Maksoud.
Segundo o médico cirurgião Alfredo Valois, especialista em cirurgias ortopédicas no 28 de Agosto, o centro cirúrgico da unidade recebe, diariamente, um perfil variado de pacientes de média e alta complexidades.
“Todo trauma, seja por acidente de trânsito ou outro tipo de violência, em geral, o paciente é encaminhado para o 28 de Agosto, porque é um hospital de referência no Estado. A realização de cirurgias do trauma, de urgência, mais do que triplicou com a programação intensificada que está sendo realizada pelo Governo do Estado nos finais de semana”, explicou.