Governo do Amazonas reforça apoio às famílias afetadas pela forte chuva nas Comunidades da Sharp e Manaus 2000

Apoio aos desabrigados. Foto - Lucas Silva (Secom)

O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (SEAS), prossegue, neste domingo (26/03), com o apoio às famílias da Manaus 2000, zona sul, e da Comunidade da Sharp, zona leste, que foram afetados pela forte chuva deste sábado (25/03). Mais de 80 técnicos da Sejusc estão atuando desde o início das ações nas duas comunidades.

Um abrigo temporário foi viabilizado pela Sejusc na igreja Sagrada Família da área missionária de Cáritas, no bairro Japiim, zona sul. No local, estão 20 pessoas abrigadas, com um total de 6 famílias. A Sejusc, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), viabilizou refeições para todo o domingo, com doações de parceiros.

Apoio aos desabrigados. Foto – Lucas Silva (Secom)

Na paróquia, a equipe psicossocial também está à disposição para dar apoio às famílias. O espaço tem recebido doações de roupas de voluntários e de organizações da sociedade civil.

“A Sejusc mobilizou toda sua rede de proteção. Nesse primeiro momento, fizemos atendimento das pessoas vendo se elas estavam cadastradas junto à Suhab e na UGPE. Tivemos também todo o suporte na estrutura do estado. E com isso, conseguimos encaminhar para os abrigos para terem mais dignidade. Esse apoio da Cáritas é fundamental. Estamos providenciando para psicólogos, assistentes sociais e equipe da cidadania porque as famílias perderam a documentação e precisam providenciar todos os documentos, assim como alimentação durante esses dias até que ele sejam, de fato, encaminhados para o aluguel social”, afirmou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.

A agente Cáritas, Kelly Rejane, explicou que o centro paroquial está à disposição para ajudar no acolhimento das famílias.

Apoio aos desabrigados. Foto – Lucas Silva (Secom)

“Para nós é de suma importância podermos ajudar as famílias que necessitam desse apoio e serem acolhidas. Estamos aqui em nosso salão paroquial da Sagrada Família, com o acolhimento e à disposição e para servir”.

Na Escola Estadual Isaac Sverner, no bairro São José, zona Leste, os moradores que moravam em uma área de igarapé, que foi inundada pelas fortes chuvas, foram abrigados na manhã deste domingo, sendo 51 adultos e 24 crianças. A equipe da Secretaria

Estadual de Educação e Desporto (Seduc) preparou toda a estrutura, ainda no sábado (25/03), para receber as famílias. O local também é ponto de doação, e já recebeu água, refrigerantes, brinquedos, colchões, entre outros mantimentos.

As equipes da Prefeitura e do Governo do Estado estão atuando com triagem no local com a possibilidade de receber mais pessoas.

“Ontem à tarde fomos acionados pela nossa secretaria que a escola seria um ponto de atendimento às famílias desabrigadas. Desde ontem, a equipe da escola está arrumando o ambiente para acolher as famílias nesse momento. Toda a ajuda é bem-vinda, estamos de portas abertas”, disse Kellen Anselmo, coordenadora Adjunta Administrativa Distrital da zona Leste.

As aulas na escola serão de forma remota nesta segunda (27/03), e terça-feira (28/03), com previsão de retorno, na quarta-feira (29/03), conforme alinhamento da Seduc.

Mais Apoio

Na Escola Municipal Aristóteles Conte de Alencar, no bairro Armando Mendes, zona Leste, cerca de 129 pessoas, entre adultos e crianças estão abrigadas. A força-tarefa com os órgãos estaduais proveu de alimentação, colchões, lençóis, itens de higiene pessoal, roupas, remédios, entre outros. Além das famílias da Comunidade da Sharp, há também de outras áreas atendidas pela Prefeitura de Manaus abrigadas na escola.

Atuação

As famílias afetadas na comunidade da Sharp terão prioridade no processo de reassentamento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo realizado pela Suhab. As famílias que tiveram suas casas afetadas vão receber a bolsa moradia transitória, até que recebam a solução de moradia definitiva.

Na comunidade da Sharp, a Sejusc está apoiando na organização do espaço e na distribuição de alimentação e das doações. Nesta segunda-feira(27/03), será providenciada a emissão de documentos para garantir que as famílias recebam os auxílios.

Ação integrada

A ação integrada do Governo do Estado nas ações de apoio às famílias reúne as Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas e Secretaria de Estado de Assistência Socialista (SEAS), além da Defesa Civil do estado.