A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) recebeu, nesta quinta-feira (17/08), uma comitiva liderada pelo prefeito Nazareno Martins, representando São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). A reunião abordou estratégias de desenvolvimento para o município, incluindo a busca por recursos junto a instituições nacionais e internacionais para fomentar a pesca sustentável de pirarucu, que se configura como uma promissora atividade econômica naquela área do Alto Solimões.
Aluizio Barbosa, presidente da Ciama, destacou o compromisso da Companhia em oferecer suporte às prefeituras do interior, sem encargos para os municípios, abrangendo diversas áreas de atuação. Ele assegurou o respaldo para enfrentar esse novo desafio, afirmando: “A nossa atual missão é assegurar os recursos necessários para otimizar e organizar os esforços já em andamento em São Paulo de Olivença no âmbito da pesca.”
Conforme os dados apresentados pelo prefeito Nazareno, São Paulo de Olivença atualmente engloba 120 comunidades indígenas envolvidas no manejo da pesca, beneficiando 5.591 famílias e abrangendo uma população de 37.060 pessoas.
“Nós já temos o projeto todo elaborado e contamos com esse apoio da Ciama para conseguirmos desenvolver a pesca, levando em conta o monitoramento comunitário participativo, com maior controle na exploração dos recursos pesqueiros buscando a recuperação e a sustentabilidade dos estoques naturais, garantindo dessa forma, a segurança alimentar de todos os indígenas da nossa região e dos moradores da sede municipal”, enfatizou.