Início Roraima Governo do Estado recupera 6,4 milhões de compra indevida de respiradores

Governo do Estado recupera 6,4 milhões de compra indevida de respiradores

Devolução de recurso da Sesau por compra indevida de respiradores. Foto: Secom- RR

O Governo de Roraima conseguiu recuperar R$ 6,4 milhões (corrigidos) que foram pagos a empresa CMOS Drake do Nordeste LTDA pelos respiradores adquiridos, que não foram entregues pela empresa.

A denúncia sobre a compra foi feita aos órgãos de controle pelo governador Antonio Denarium, após saber sobre o pagamento indevido dos recursos. Ele também entrou na Justiça pedindo a devolução do dinheiro.

“Essa é a maior recuperação de dinheiro público da história do Estado. Me sinto aliviado por ter conseguido recuperar os recursos para os cofres públicos. Assim que soube da situação, fiz a denúncia para a Polícia Civil e ao Ministério Público e entrei na Justiça, pedindo que as contas e bens da empresa fossem bloqueados, até a devolução do dinheiro. Consegui a devolução total do recurso, graças a determinação de não deixar o Governo ser lesado. Com esse dinheiro, teremos condições de fazer mais investimentos na saúde, na educação e no social também. No meu Governo não permitirei corrupção”, enfatizou Antonio Denarium.

O valor foi pago em duas parcelas de R$ 3,2 milhões conforme acordo judicial homologado pela Justiça Federal.

Ainda na Justiça

Mesmo com a devolução do dinheiro por parte da empresa, nada impede que os agentes públicos envolvidos na situação continuem a responder judicialmente pelas irregularidades detectadas na compra dos respiradores.

Essas irregularidades foram denunciadas pelo governador Antonio Denarium, ao Ministério Público, após saber que o pagamento havia sido antecipado sem a entrega dos 30 respiradores comprados.

Por conta da situação, o governador exonerou o secretário estadual de Saúde à época, Francisco Monteiro, e mais sete servidores públicos da Sesau (Secretaria de Saúde) que eram suspeitos ou investigados pelo envolvimento na compra dos respiradores. Além disso, o governador também decretou intervenção jurídica na Sesau.

Sair da versão mobile