Hospital de Amor em Roraima deve ser inaugurado em outubro

Hospital de Amor em Roraima | Foto: Ederson Brito
Hospital de Amor em Roraima | Foto: Ederson Brito

Saúde/RR – Uma das mais importantes obras do Estado na área da saúde é a construção do Hospital de Amor, que vai ajudar na prevenção e tratamento contra o câncer.

Iniciada este ano, hoje cerca de 70% da obra já está concluída e a previsão é que no mês de outubro inicie os atendimentos ao público.

O governador Antonio Denarium fez uma vista à obra da construção da unidade de saúde na manhã desta segunda-feira, 10. Para ele, o investimento representa um grande avanço para o tratamento contra o câncer no Estado, o que irá contribuir para uma recuperação mais rápida para os pacientes.

“A construção do Hospital do Amor é uma grande vitória para todos nós. Inclusive eu quero agradecer o empenho do deputado Federal Hiran Gonçalves que é um parceiro nosso, e que ajudou na concretização desse sonho com emenda parlamentar alocada por ele e a ex-Senadora Ângela Portela”, destacou.

Denarium lembrou os detalhes das primeiras tratativas que teve com os parlamentares para que fosse colocado em prática o projeto da construção da unidade de saúde que irá atender a população da Capital e do interior. Os investimentos chegam ao valor total de R$ 30,84 milhões, fruto de emendas parlamentares.

“Ao ter conhecimento do projeto, me dispus na hora em ajudar no processo de implementação. Ainda no mês de novembro de 2018, fui até Brasília participar de uma reunião com os parlamentares da bancada roraimense e o diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, para tratar sobre o assunto”, pontuou o governador.

O Hospital do Amor em Roraima está sendo construído em um terreno no bairro Pricumã, na Avenida Via das Flores, ao lado do IFRR (Instituto Federal de Roraima). O espaço para a construção da unidade de saúde foi concedido pelo Governo do Estado.

“Com a união do Executivo e do Legislativo os resultados apresentados são ainda melhores para a população. Vamos trabalhar para que os pacientes com câncer no Estado possam se tratar contra a doença com mais comodidade, com uma estrutura moderna e equipada”, disse Denarium.

Procedimentos para o tratamento

O deputado Federal Hiran Gonçalves acompanhou o governador Antonio Denarium na visita à obra do Hospital de Amor. Ele explicou de que forma será realizado o trabalho de combate ao câncer no Estado.

“Com o a unidade em funcionamento, será feito um rastreamento de todos os casos suspeitos de pacientes com a doença. Uma carreta equipada irá fazer esse trabalho de forma itinerante nos municípios do interior. As pessoas diagnosticadas serão encaminhadas para o tratamento minimamente invasivo na Capital”, explicou.

Ainda de acordo com o deputado, a maioria dos equipamentos do hospital já foi comprada e a unidade móvel, que vai percorrer os municípios de Roraima com os serviços de exames de biópsias, mamografia, consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos, está em processo de fabricação.

“Serão utilizados três mamógrafos, um na carreta e dois no Hospital de Amor. Vão ser realizados exames para detectar os cânceres de colo de útero, de pele, de boca e do sistema digestivo. Iremos ampliar os serviços se acordo com a disponibilidade de recurso. Os custos do hospital serão mantidos por meio de uma parceria da com a Fundação Pio XII e o SUS [Sistema Único de Saúde], que será responsável pela regulação dos atendimentos”, esclareceu Gonçalves.

Mais economia para a saúde

O secretário de Saúde Marcelo Lopes, que acompanha de perto os pacientes que passam por tratamento contra o câncer, destacou a importância da obra de construção do Hospital de Amor.

“Assisto de perto o sofrimento das famílias que acompanham o tratamento de seus parentes com câncer. Ainda não temos um serviço completo para o tratamento dessa doença no Estado. Com isso, o governo gasta milhões de reais com TFD [Tratamento Fora do Domicílio], uma realidade que vai mudar com a abertura do Hospital de Amor. Os investimentos agora irão ser empregados aqui mesmo no Estado e a população terá tratamento de qualidade e seguro”, assegurou.